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A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DEMONSTRA A NECESSIDADE DA MELHORIA CONTÍNUA

Bales, Marcelo Pereira; Silva, Silmara Regina da; Dias, Cristiane; Santos, Willian de Oliveira;

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O Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular – PBEV - tem como objetivos disponibilizar ao consumidor a informação sobre o consumo de combustível como parâmetro adicional no processo de escolha e induzir à melhoria da eficiência energética da frota circulante, de forma a reduzir a demanda crescente por combustível no país. Implementado de forma voluntária a partir de 2009, vêm obtendo escala ano a ano com a incorporação de novos modelos. Os resultados dos indicadores de eficiência energética são positivos, com ganhos na maior parte das categorias de veículo mesmo sem a contrapartida de qualquer benefício fiscal ou financeiro para o fabricante ou consumidor. A partir de 2015 começa a ser impactado pelo Inovar Auto, programa de incentivo à indústria automobilística que inclui benefício fiscal, não apenas pela indução à adesão de quase a totalidade das marcas comercializadas no país ao PBEV, mas também com a introdução de novas tecnologias viabilizadas pelo incentivo fiscal. Os resultados das análises demonstram que existe a necessidade da manutenção de um regime de atualização permanente na classificação dos veículos, de forma a evitar a maior concentração de modelos nas classes A e B, que pode inviabilizar o processo de escolha do modelo mais econômico, fenômeno por qual passaram programas de eficiência energética de outros tipos de produtos.

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DOI: 10.5151/engpro-simea2015-PAP199

Referências bibliográficas
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Como citar:

Bales, Marcelo Pereira; Silva, Silmara Regina da; Dias, Cristiane; Santos, Willian de Oliveira; "A AVALIAÇÃO DO PROGRAMA BRASILEIRO DE ETIQUETAGEM VEICULAR DEMONSTRA A NECESSIDADE DA MELHORIA CONTÍNUA", p. 583-593 . In: In Anais do XXIII Simpósio Internacional de Engenharia Automotica - SIMEA 2014 [=Blucher Engineering Proceedings]. São Paulo: Blucher, 2015. . São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-simea2015-PAP199

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