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TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: SELEÇÃO DOS FATORES MAIS RELEVANTES ATRAVÉS DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: SELEÇÃO DOS FATORES MAIS RELEVANTES ATRAVÉS DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO

Pereira, Alexandre Thomaz ; Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro ;

Artigo Completo:

A revolução digital vem promovendo significativa mudança na forma com que vivemos, nos relacionamos e fazemos negócios, fenômeno claramente percebido em todos os segmentos e geografias. Organizações surgidas antes da Internet, especialmente as de médio e grande porte, demonstram hesitação e particular dificuldade para lidar com a disrupção digital, cuja intensidade e alcance não cessam de produzir significativas alterações em cada um dos setores da economia. Uma revisão nos dados públicos do S&P 500 - considerado um dos principais barômetros do mercado global - no período compreendido entre os anos 2000 e 2017, revela seu impacto e inclemência: menos de 50% das empresas conseguiram permanecer entre as listadas. É inadiável, pois, uma reflexão mais profunda sobre quais os fatores mais relevantes na condução de uma efetiva Transformação Digital, para que estas organizações possam aprofundar seu entendimento, e propor ações mais efetivas para lidar com o senso de urgência exigido pela economia digital. O pesquisador, com base na literatura disponível sobre o tema, identificou 34 fatores relevantes, e solicitou que experientes consultores de Negócios e de TI os ordenassem a partir de sua adequação e importância para uma bem-sucedida jornada de Transformação Digital. Em seguida, a partir da aplicação de métodos de Apoio Multicritério à Decisão, selecionou os fatores mais relevantes que deveriam capturar a atenção dos executivos responsáveis por Transformações Digitais em empresas que operam no Brasil.

Artigo Completo:

A revolução digital vem promovendo significativa mudança na forma com que vivemos, nos relacionamos e fazemos negócios, fenômeno claramente percebido em todos os segmentos e geografias. Organizações surgidas antes da Internet, especialmente as de médio e grande porte, demonstram hesitação e particular dificuldade para lidar com a disrupção digital, cuja intensidade e alcance não cessam de produzir significativas alterações em cada um dos setores da economia. Uma revisão nos dados públicos do S&P 500 - considerado um dos principais barômetros do mercado global - no período compreendido entre os anos 2000 e 2017, revela seu impacto e inclemência: menos de 50% das empresas conseguiram permanecer entre as listadas. É inadiável, pois, uma reflexão mais profunda sobre quais os fatores mais relevantes na condução de uma efetiva Transformação Digital, para que estas organizações possam aprofundar seu entendimento, e propor ações mais efetivas para lidar com o senso de urgência exigido pela economia digital. O pesquisador, com base na literatura disponível sobre o tema, identificou 34 fatores relevantes, e solicitou que experientes consultores de Negócios e de TI os ordenassem a partir de sua adequação e importância para uma bem-sucedida jornada de Transformação Digital. Em seguida, a partir da aplicação de métodos de Apoio Multicritério à Decisão, selecionou os fatores mais relevantes que deveriam capturar a atenção dos executivos responsáveis por Transformações Digitais em empresas que operam no Brasil.

Palavras-chave: Transformação Digital; Inovação Digital; Apoio Multicritério à Decisão; Métodos Ordinais.,

Palavras-chave: Transformação Digital; Inovação Digital; Apoio Multicritério à Decisão; Métodos Ordinais.,

DOI: 10.5151/spolm2019-198

Referências bibliográficas
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Como citar:

Pereira, Alexandre Thomaz; Gomes, Luiz Flavio Autran Monteiro; "TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: SELEÇÃO DOS FATORES MAIS RELEVANTES ATRAVÉS DO APOIO MULTICRITÉRIO À DECISÃO", p. 2751-2766 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-198

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