Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Metodologias Ergonômicas Aplicadas à Plataforma Mobile de E-commerce da Zara

Ergonomic Methodologies applied to Zara's Mobile E-commerce Platform

SOUSA, Mariana ; RAMALHO, Pedro ; MONT’ALVÃO, Claudia ;

Artigo:

A pesquisa busca elucidar o posicionamento do aplicativo de e-commerce da rede de varejo Zara nas questões que envolvem usabilidade e ergonomia, observando aspectos como critérios ergonômicos e arquitetura de informação e aplicando testes de usabilidade. A escolha da empresa Zara se deu por sua relevância internacional no mercado de vestuário, item que consta em segundo lugar entre os mais comprados online no Brasil (CONECTAí Express, 2016). Para a realização da pesquisa, foram utilizados os seguintes métodos: análise de usabilidade, arranjo de cartões para obter uma nova arquitetura da informação, análise da tarefa e testes de usabilidade. Como resultado, foram desenvolvidas sugestões de mudanças na interface do aplicativo, considerando as questões ergonômicas levantadas na pesquisa. Tais mudanças foram realizadas com a proposição de um redesenho de interface baseado nos dados coletados por meio das ferramentas utilizadas.

Artigo:

The research aims to portray the issues found in the e-commerce app from Zara regarding usability and ergonomics, through the appliance of usability heuristics, information architecture and usability tests. Zara was chosen to the research because of its international relevance in fashion market, the second best selling sector online in Brazil (CONECTAí Express, 2016). The following methods were used: usability analysis, card sorting in order to obtain a new information architecture, task analysis and usability tests. As a result, interface changes were suggested considering the ergonomic subjects identified through the research. These changes were performed by a redesign of the interface based on the collected data.

Palavras-chave: Usabilidade, Aplicativo de E-commerce, Ergonomia, Experiência do Usuário, Arquitetura da Informação,

Palavras-chave: Usability, E-Commerce App, Ergonomics, User Experience, Information Architecture,

DOI: 10.5151/ergodesign2019-2.53

Referências bibliográficas
  • [1] .
Como citar:

SOUSA, Mariana; RAMALHO, Pedro; MONT’ALVÃO, Claudia; "Metodologias Ergonômicas Aplicadas à Plataforma Mobile de E-commerce da Zara", p. 750-772 . In: Anais do 17º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 17 º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2019-2.53

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações