Artigo - Open Access.

Idioma principal

DESIGN ESTRATÉGICO: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS

Freire, Karine de Mello ;

Artigo:

O artigo apresenta a aproximação entre design e formulação das estratégias, as características do design úteis às estratégias organizacionais e os métodos para projetar essas estratégias, tendo como linha condutora a pesquisas desenvolvidas pela escola italiana Politecnico di Milano. Como resultado, identifica‐se o design estratégico como um processo para capaz de ativar os diversos atores envolvidos na formulação das estratégias organizacionais. É uma atividade projetual coletiva desenvolvida a partir da identificação das competências distintivas da organização e da identificação de oportunidades presentes no atual ambiente no qual esta se inserirá.

Artigo:

The paper presents the approach of design to strategies’ formulation, the design characteristics useful to organizational strategies and methods to design such strategies, having as conductive research guideline Italian’s the work developed at Politecnico di Milano. As a result, we identify strategic design as a process able to activate the various actors involved in the formulation of organizational strategies. It is a collective design activity developed from the identification of organization’s distinctive competencies and identifying opportunities presented in the current environment in which it will be inserted.

Palavras-chave: design estratégico, estratégias, cenários orientados pelo design., strategic design, strategy, design‐oriented scenarios,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-ped-01074

Referências bibliográficas
  • [1] Best, K. Design Management: managing design strategy, process and implementation. New York: AVA Publishing. 2006
  • [2] Cain, John. Experience based design: toward a Science of Artful Business Innovation.
  • [3] Design Management Journal, v.9, n.4, Aug 24, 1998. p.10‐16.
  • [4] Cautela, Cabirio. Strumenti di design management. Roma: Franco Angeli,2007. 142p.
  • [5] Celaschi. Flaviano Dentro al progetto: appunti di merceologia contemporanea. In: F. Celaschi e A. Deserti (Ed.). Design e Innovazione. Roma: Carocci, 2007. p.15‐56
  • [6] Cooper, Rachel; Press, Mike. The Design Agenda: a guide to successful Design Management. Chichester: Wiley, 1995
  • [7] Kay J., Foundations of corporate success: how business strategies add value. Oxford: Oxford University Press, 1993
  • [8] Kotler, Philip. Rath, Alexander. Design: a powerful but neglected strategic tool. Journal of Business Strategy, 1984. Vol. 5 Iss: 2, pp.16 ‐ 21
  • [9] Lockwood, Thomas. Design Thinking: Integrating Innovation, Customer Experience, and Brand Value. New York: Allworth Press, 2010.
  • [10] Magalhães, Cláudio Freitas de. Design Estratégico. Rio de Janeiro: CNI/Senai‐Cetiqt, 1997.
  • [11] Maldonado, Tomas. Meio Ambiente e Ideologia. Lisboa: Socicultur, 1971
  • [12] Manzini, Ezio. Scenarios of sustainable wellbeing. Design philosophy papers, v. 1, n. 1, 2003. Disponível em: http://www.desphilosophy.com/dpp/dpp_index.html
  • [13] Manzini, Ezio.; Jégou, François. Design degli scenari. In: BERTOLA, P.; MANZINI, E. Design Multiverso | Notas de fenomenologia do design. Milano: Edizioni POLI.design, 2006, pp. 189‐207
  • [14] Manzini, Ezio.; Jégou, François. Sustainable Everyday. Scenarios of Urban Life, Milano 2003
  • [15] Mauri, Francesco. Progettare progettando strategia. Milano: Masson S.p.A, 1996
  • [16] Meroni, Anna. Strategic design: where are we now? Reflection around the foundations of a recent discipline. Strategic Design Research Journal, v.1, n.1, Dec 1, p.31‐38. 2008.
  • [17] Mozota, Brigite. Borja. de. Design Management: Using to build brand value and corporate innovation. New York: Allworth Press, 2003.
  • [18] Normann, Richard; Ramirez, Rafael. Designing interactive strategy. Harvard Business Review, n.july‐august, Jan 1, 1993. p.65‐77.
  • [19] Zurlo, Francesco. Un modello di lettura per il Design Strategico. La relazione tra design e strategia nell’impresa contemporanea. Dottorato di Ricerca in Disegno Industriale – XI ciclo. Politecnico di Milano, Milano, 1999. 247 p.
  • [20] Zurlo, Francesco. Design Strategico. In: XXI Secolo, vol. IV, Gli spazi e le arti. Roma: Enciclopedia Treccani. 2010. Disponível em: http://www.treccani.it/enciclopedia/designstrategico_(XXIecolo). Acesso em 30 de abril de 2014.
  • [21] Zurlo, Francesco. Le strategie del design. Libraccio Editore, 2012. 49p. Weick Karl. Sensemaking in Organizations. Sage Publications, 1997.
Como citar:

Freire, Karine de Mello; "DESIGN ESTRATÉGICO: ORIGENS E DESDOBRAMENTOS", p. 2815-2829 . In: Anais do 11º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 1, n. 4]. São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/designpro-ped-01074

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações