CONGIC - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Worldbuilding no RPG de Mesa Dungeons & Dragons: como a cartografia fictícia influencia a construção de realidades

Worldbuilding in the tabletop RPG Dungeons & Dragons: how does fictional cartography leverages the building of realities

Vangasse, Elissa Carla ; Araújo, Ester M S ; Lima, Maria Cecília Lira Alves de ; Falcão, Leo ; Soares, Nilson Valdevino ;

CONGIC:

Neste estudo pretendemos abordar as questões que permeiam a construção de realidades dentro do meio dos RPGs de mesa (Role-Playing Games), mais especificamente do sistema Dungeons and Dragons (D&D). A pesquisa se dará em dois âmbitos. No teórico, buscaremos na literatura a forma com que a narrativa e a cartografia se cruzam, e como esse elemento, amplamente utilizado em sessões de RPG, influencia a criação de mundo e a imersão dos jogadores. E no prático, iremos, a partir de uma análise da plataforma de construção de mapas, Inkarnate, e através da coleta de experiências pessoais de mestres e jogadores de D&D, buscar entender como a construção de mapas nessa plataforma influencia suas jogatinas.

CONGIC:

In this study we intend to address topics that flow the building of realities inside the tabletop RPGs spheres. More specifically, the Dungeons and Dragons (D&D) system. The research will englobate two fields. Theoretical, where we will search into literature, the process in which narrative and cartography intertwine, and how those elements, vastly applied in RPG sessions, influence world building and in the player's immersion. And practical, where we will, from the analysis of the map building platform, Inkarnate, and the collection of D&D player’s and master’s personal experience, seek to understand how the creation of maps in this platform influences the gameplay.

Palavras-chave: worldbuilding, RPG, cartografia, D&D,

Palavras-chave: worldbuilding, RPG, cartography, D&D,

DOI: 10.5151/cidiconcic2023-118_650559

Referências bibliográficas
  • [1] Aarseth, E. (2003). Playing research: methodological approaches to game analysis. Digital Arts And Culture, 3. Melbourne. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/228739348_Playing_Research_Methodological_approaches_to_game_analysis
  • [2] Breinke, A. (2021). Tolkien: Scholar and Modern Game Pioneer. ART 108: Introduction to Games Studies. Disponível em https://scholarworks.sjsu.edu/art108/28/
  • [3] Butler, C. (2013). Tolkien and Worldbuilding. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/311253604_Tolkien_and_Worldbuilding
  • [4] Deterding, S., & Zagal, J. (2018). Role-Playing Game Studies. Routledge. Disponível em https://www.taylorfrancis.com/books/edit/10.4324/9781315637532/role-playing-game-studies-sebastian-deterding-jos%C3%A9-zagal?refId=70cb2c01-62f4-47b5-b770-c1c6c50401e1&context=ubx
  • [5] Inkarnate. (n.d.). Create Fantasy Maps Online. Disponível em https://inkarnate.com/
  • [6] Lipton, R. (2011). The practical guide to information design. John Wiley & Sons
  • [7] Nascimento, J. M. F. (2023). RPG de mesa como ferramenta educativa e objeto de estudo linguístico. Disponível em https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/17762
  • [8] Papadaki, E., & Volakis, N. (2022). Remediating fantasy narratives for participatory fandom: Tolkien’s stories and their translations in films, video games, music and other products of the culture industries. Digital Age in Semiotics & Communication, 5, 62–85. https://doi.org/10.33919/dasc.22.5.4
  • [9] Peixoto Filho, C. B., & Albuquerque, R. M. de. (2021). Notas sobre a história dos RPGs (RolePlaying Games) de mesa brasileiros. Projetica, 12(3), 300–324. https://doi.org/10.5433/2236-2207.2021v12n3p300
  • [10] Pettersson, R. (2002). Information Design, An introduction. John Benjamins Publishing
  • [11] Prietto, T. G. (2013). Literatura e jogos de RPG: trajetórias de apropriações e intertextos. Translatio, 6, 2013. Disponível em https://www.seer.ufrgs.br/translatio/article/view/44670
  • [12] Rebora, S. (2016). On Fantasy’s Transmediality: A Cognitive Approach. Comparatismi, (1), 216–232. https://doi.org/10.14672/2016872
  • [13] Soares, N. V. (2023). Adaptação da game analysis: metodologia para game studies em cinco passos. Anais do 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Belo Horizonte.
  • [14] Timpf, S. (2018). Insights into Mapping the Imagined World of J.R.R. Tolkien. Disponívei em https://www.researchgate.net/publication/324756360_Insights_into_Mapping_the_Imagined_World_of_JRR_Tolkien
  • [15] Williams, P.; Hendricks, S. Q.; Winkler, K. (Ed.) (2006). Gaming as culture: essays on reality, identity and experience in fantasy games. Jefferson: McFarland & Company.
  • [16] Wolf, M. J. P. (2012). Building Imaginary Worlds: The Theory and History of Subcreation. New York, Routledge
Como citar:

Vangasse, Elissa Carla; Araújo, Ester M S; Lima, Maria Cecília Lira Alves de; Falcão, Leo; Soares, Nilson Valdevino; "Worldbuilding no RPG de Mesa Dungeons & Dragons: como a cartografia fictícia influencia a construção de realidades", p. 1727-1734 . In: . São Paulo: Blucher, 2024.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidiconcic2023-118_650559

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações