Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

Webtoons coreanas: a arte sequencial voltada para a mídia digital

Lopes, Danielly A.; Melo, Gabriela G.;

Artigo completo:

O uso cada vez maior de tecnologias digitais acaboupor criar um usuário que incorporou características desse ambiente aos seusanseios. Estamos falando de um usuário que busca por produtos velozes, de fácilacesso e consumo rápido. Embora essa descrição possa gerar a ilusão de que esseusuário tem um apego menor a esses produtos, o que se constata é que ele anseiapor consumir esse mesmo produto em diversos formatos e gêneros. O que antes erasatisfeito por uma publicação impressa, hoje aparece sustentado por umamultiplicidade de derivados em diversos gêneros (cinema, animação, objetoslicenciados, entre outros). O novo usuário de histórias em quadrinhos levou auma adaptação dos meios tradicionais de produção de quadrinhos para os suportesdigitais e encontrou nas webtoons, publicações coreanas criadas dentro deplataformas digitais, um produto que atende bem suas demandas. O presentetrabalho busca apresentar como as webtoons adaptaram questões formaistradicionais no mundo dos quadrinhos e quais inovações agregam a esse universo.

Artigo completo:

Palavras-chave: Webtoons, digital, arte sequencial,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/cidi2017-027

Referências bibliográficas
  • [1] Eisner, W. 200 Quadrinhos e arte seqüencial. São Paulo: Martins Fontes. JENKINS, H. 2009. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph. LINE WEBTOON 2017. About Line Webtoon. In: Home: About. , 17/06/2017.
Como citar:

Lopes, Danielly A.; Melo, Gabriela G.; "Webtoons coreanas: a arte sequencial voltada para a mídia digital", p. 292-297 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidi2017-027

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações