Agosto 2023 vol. 11 num. 3 - ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023

Artigo - Open Access.

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Vivenciando a deficiência no (e do) ambiente construído: Experiência acadêmica de acessibilidade

Experiencing disability in (and of) the built environment: Academic experience of accessibility

Costa, Angelina Dias Leão ; Dantas, Helen Karine Gomes ; Sarmento, Bruna Ramalho ;

Artigo:

Esse artigo objetiva apresentar uma experiência acadêmica sobre a percepção discente, que participou da Vivência de Acessibilidade, realizada na disciplina de Projeto de Edificações I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, planejada e executada pelo Laboratório de Acessibilidade - LACESSE/UFPB, com base na Teoria da Aprendizagem Experiencial - TAE. A atividade visa a sensibilização dos alunos pela prática, através da simulação de deficiências, a conscientização acerca da inclusão social e da promoção e reflexão sobre a importância do espaço sem barreiras físicas e/ou atitudinais. A Vivência de Acessibilidade foi dividida em três etapas: Pré-vivência, Vivência Prática e Pós-vivência; sendo essa última dividida em três momentos com configurações e objetivos distintos: Momento 1 - Individual; Momento 2 - Grupo da Vivência; Momento 3 - Toda a sala. A Vivência Prática foi realizada em um amplo, representativo e multifuncional espaço público da cidade de João Pessoa-PB: o Espaço Cultural José Lins do Rêgo. Para os resultados, as proponentes fizeram a análise da experiência através da percepção dos discentes. Conclui-se evidenciando a experiência exitosa da Vivência de Acessibilidade como um todo, e, em especial, das percepções acerca da nova estruturação da Pós-vivência, a partir da inserção da TAE.

Artigo:

This article aims to present an academic experience about the student's perception, who participated in the Experience of Accessibility, carried out in the discipline of Building Design I, of the Architecture and Urbanism course at the Federal University of Paraíba - UFPB, designed and designed by the Accessibility Laboratory - LACESSE/UFPB, based on the Experiential Learning Theory - TAE. One activity aims at raising awareness in practice through the simulation of disabilities, making students aware of social inclusion and promoting and reflecting on the importance of space without physical and/or attitudinal barriers. The Accessibility Experience was divided into three stages: Pre-experience, Practical Experience and Post-experience; the latter being divided into three moments with different configurations and objectives: Moment 1 - Individual; Moment 2 - Experience Group; Moment 3 - The whole room. The Practical Experience was carried out in a large, representative and multifunctional public space in the city of João Pessoa-PB: the José Lins do Rêgo Cultural Space. For the results, the proponents made an analysis of the experience through the perception of the students. It concludes by highlighting the successful experience of the Experience of Accessibility as a whole, and, in particular, those presented about the new structuring of the Post-experience, from the insertion of the TAE.

Palavras-chave: Vivência de Acessibilidade; Sensibilização na Prática; Teoria da Aprendizagem Experiencial; Percepção Discente,

Palavras-chave: Experience of Accessibility; Awareness in Practice; Experiential Learning Theory; Student Perception,

DOI: 10.5151/ergodesign2023-42

Referências bibliográficas
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Como citar:

Costa, Angelina Dias Leão; Dantas, Helen Karine Gomes; Sarmento, Bruna Ramalho; "Vivenciando a deficiência no (e do) ambiente construído: Experiência acadêmica de acessibilidade ", p. 657-672 . In: Anais do ERGODESIGN & USIHC 2023 & JOP’Design 2023. São Paulo: Blucher, 2023.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ergodesign2023-42

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