Short Paper - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Visualização temporal no ensino de história: uma análise gráfica de ferramentas visuais didáticas de representação do tempo

Temporal visualization in teaching history: a graphic analysis of visual didactic tools for representing time

Oliveira, Juliana Ferreira de ; Bueno, Juliana ;

Short Paper:

"As demandas informacionais no contexto educacional contemporâneo apresentam novos desafios dearticular diferentes linguagens no ensino e aprendizagem. Para a disciplina de História, ferramentas devisualização têm sido importantes meios de diversificar abordagens sobre a informação, algo fomentadopelo currículo brasileiro para o Ensino Médio. Motivado por isso, e pelos diálogos possíveis entre Designda Informação e Educação, esse trabalho busca averiguar as dimensões comuns utilizadas narepresentação de dados históricos, principalmente temporais, trazidas por artefatos de visualizaçãodidática da história. Para tal, foi conduzida uma análise gráfica de artefatos, por meio do modelo devariáveis gráficas de Bertin (1967). No total foram elencadas oito ferramentas impressas e digitais,analisadas a partir de elementos gráficos básicos e variáveis gráficas. Por fim, discute-se as principaistendências trazidas pelos artefatos e como elas se relacionam aos objetivos da visualização dainformação, o que fornece embasamento para desenvolvimentos futuros de artefatos semelhantes."

Short Paper:

"Informational demands in the contemporary educational context present new challenges in articulatingdifferent languages in teaching and learning. For the subject of History, visualization tools have beenimportant means of diversifying approaches to information, something promoted by the Brazilian highschool syllabus. Motivated by this, and by the possible dialogues between Information Design andEducation, this research aims to investigate the common dimensions used in the representation ofhistorical data, brought by artifacts with didactic visualization of history. To this end, a graphic analysis ofartifacts was developed, using Bertin’s (1967) model of graphic variables. In total, eight printed and digitaltools were listed, analyzed from basic graphic elements and graphic variables. Finally, there is adiscussion about the main trends brought by the artifacts, and how they relate to the objectives of datavisualization, which provides a basis for future developments of similar artifacts."

Palavras-chave: visualização de dados, análise gráfica, história,

Palavras-chave: data visualization, graphic analysis, history,

DOI: 10.5151/cidicongic2021-135-354980-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

Referências bibliográficas
  • [1] "Araújo, A. M. (2015). Imagens da simultaneidade e os impasses da narrativa - O caso da
  • [2] Synopsis historiae universalis (1766) de Johann Christoph Gatterer. Tempo, 21 (38), 192-
  • [3] 215. https://doi.org/10.1590/tem-1980-542x2015v213801
  • [4] Adelman, J. (2017). What is global history now? Aeon. Disponível em https://aeon.co/essays/is-
  • [5] global-history-still-possible-or-has-it-had-its-moment
  • [6] Bertin, J. (1967) Semiology of Graphics: Diagrams, Networks, Maps. Redlands: ESRI Press.
  • [7] Brasil. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação. Disponível em
  • [8] http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/
  • [9] Engelhardt, Y. (2002). The Language of Graphics: A Framework for the Analysis of Syntax and
  • [10] Meaning in Maps, Charts and Diagrams. ILLC dissertation series.
  • [11] Grafton, A., & Rosenberg, D. (2010). Cartographies of Time (1a ed.). Princeton Architectural
  • [12] Press.
  • [13] Horn, R. E. (1998). Visual Language: Global Communication for the 21st Century (1st ed.).
  • [14] MacroVU Press.
  • [15] Jordheim, H. (2017). Synchronizing the World: synchronism as historiographical practice, then
  • [16] and now. History Of The Present, 7 (1), 59-95.
  • [17] https://doi.org/10.5406/historypresent.7.1.0059
  • [18] Jordheim, H. (2014). Introduction: Multiple Times and the Work of Synchronization. History and
  • [19] Theory, 53 (4), 498–518. https://doi.org/10.1111/hith.10728
  • [20] Meirelles, I. (2013) Design for Information: an introduction to the histories, theories, and the best
  • [21] practices behind effective information visualizations. Massachusetts: Rockport.
  • [22] Mijksenaar, P. (1997). Visual function: an introduction to information design. Rotterdam: 010
  • [23] Publishers.
  • [24] Pschetz, L., & Bastian, M. (2018). Temporal Design: rethinking time in design. Design Studies,
  • [25] 56, 169-184. https://doi.org/10.1016/j.destud.2017.10.007.
  • [26] Pyshkin, E., & Bogdanov, N. (2014). Learning History with Timelines: Use Cases, Requirements
  • [27] and Design. IEEE. https://doi.org/10.15439/2014f106"
Como citar:

Oliveira, Juliana Ferreira de ; Bueno, Juliana ; "Visualização temporal no ensino de história: uma análise gráfica de ferramentas visuais didáticas de representação do tempo", p. 1720-1727 . In: Anais do 10º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2021 e do 10º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cidicongic2021-135-354980-CONGIC-Comunicacao_ac.pdf

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações