Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Visualização de Dados e Memória Gráfica Brasileira: o caso Orlando da Costa Ferreira

Data Visualization and Brazilian Graphic Memory: the Orlando da Costa Ferreira case

Mirabeau, Almir ; Lima, Edna Cunha ; Lima, Guilherme Cunha ;

Artigo completo:

Este trabalho apresenta propostas para a utilização de ferramentas e softwares de análise de conteúdo e visualização de dados em pesquisas oriundas da Memória Gráfica Brasileira. O diversificado acervo do bibliólogo Orlando da Costa Ferreira (OCF) pesquisado na tese A paisagem gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra, se constituiu em uma rica fonte de dados sobre a qual foi possível testar metodologias não usuais no campo da história do design. Essas foram utilizadas para analisar os corpora relativos aos diários do bibliólogo, as suas crônicas em jornais, principalmente as publicadas no Jornal do Commercio e no Diário de Pernambuco, e, por fim, o acervo relativo à uma polêmica entre OCF e o crítico literário Wilson Martins autor do livro A Palavra Escrita. Em um momento posterior, foram acrescentadas ferramentas especificas de visualização de dados, objetivando estabelecer relações de maior complexidade entre as diversas categorias de dados

Artigo completo:

This paper presents proposals for the use of content analysis, data visualization tools and software in researches from the Brazilian Graphic Memory. The diverse collection of Orlando da Costa Ferreira (OCF) researched in the thesis The graphic landscape of Orlando da Costa Ferreira: reconstructing the memory of design through image and letter, was a rich source of data on which it was possible to test unusual methodologies in the field of design history. These were used to analyze the corpora related to the Orlandos's diaries, their chronicles in newspapers, especially those published in Jornal do Commercio and Diário de Pernambuco, and, finally, the collection related to a controversy between OCF and literary critic Wilson Martins author of the book A Palavra Escrita. Later, specific data visualization tools were added to establish more complex relationships between the various data categories gathered throughout the research.

Palavras-chave: Memoria Gráfica Brasileira, Orlando da Costa Ferreira, Imagem e Letra, Visualização de dados,

Palavras-chave: Brazilian Graphic Memory, Orlando da Costa Ferreira, Image and letter, Data visualization, submission, paper, model,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-5.0358

Referências bibliográficas
  • [1] Camargo, M. de. (2003) Gráfica: Arte e indústria no Brasil: 180 anos de história. São Paulo: EDUSC.
  • [2] Cardoso, R. (org.). (2009). Impresso no Brasil 1808-1930: Destaques da história gráfica no acervo da Biblioteca Nacional. Rio de Janeiro: Verso Brasil
  • [3] Caldarola, E. G., & Rinaldi, A, M. (2017), Big Data Visualization Tools: A Survey The new paradigms, methodologies and tools for large data sets visualization In Proceedings of 4th International Conference on Data Management Technologies and Applications, pp. 362–370.
  • [4] Dilnot, C. In Doordan, D. P. (Ed.) (1995). Design History: an anthology. Cambridge: The MIT Press.
  • [5] __________. The State of Design History, part I: Mapping the field, in DILNOT, C.. Design Discour-se: History, Theory, Criticism. Chicago: University of Chicago Press, 1989.
  • [6] Dragland, A. (2013). Big data? for better or worse. ScienceDaily.
  • [7] Farias, P. L. (2014). On graphic memory as a strategy for design history. In: BARBOSA, Helena & Calvera, Anna (Eds.) Tradition, transition, trajectories: major or minor influences? Proceedings of the 9th International Committee for Design History and Design Studies]. Aveiro: UA Editora.
  • [8] Farias, P. L. (2019). "Visualizing data on graphic memory research". In: FADEL, L. M.; SANTA ROSA, J. G. & PORTUGAL, C. (orgs), Selected Readings of the 8th Information Design International Conference Information Design: Memories, p. 93 -114. São Paulo: Blucher. DOI 10.5151/9788580393712-05
  • [9] Ferreira, O. C. (1977). Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira – a imagem gravada. São Paulo: Edusp.
  • [10] __________. (1994) Imagem e letra: introdução à bibliologia brasileira – a imagem gravada. São Paulo: Edusp.
  • [11] __________. (1958) Instrumento para os gráficos. In: Jornal do Commercio. 14/12/1958 Recife.
  • [12] __________. (1957) Cibernetica, utopias e morte de Gutenberg: Partes I e II in Segundo caderno, (3/11/57, 10/11/57) Diário de Pernambuco.
  • [13] Ferreira, O. C. (1976a) As artes de reprodução - I. Revista José, no.1, Julho/1976. Rio de Janeiro: Fontana, 1976a.
  • [14] __________. (1976b) As artes de reprodução - II. Revista José no.2, Julho/1976. Rio de Janeiro: Fontana, 1976b
  • [15] __________. (1968) Para uma introdução ao estudo do produto bibliográfico. Revista do Livro, no. 35, Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional,1968.
  • [16] __________.Uma História do Livro em Português: Partes I, II, III, IV e V in Segundo caderno, (16/6/57, 23/6/57, 30/6/57, 7/7/57, 14/7/57, 21/7/57)Diário de Pernambuco, 1957
  • [17] Franks, B. (2012). Taming the big data tidal wave: Finding opportunities in huge data streams with advanced analytics, volume 56. John Wiley & Sons.
  • [18] Hallewell, L. (1985). O Livro no Brasil (sua história). São Paulo: T.A. Queiroz.
  • [19] Hardman, F., & Leonardi, V. (1991). História da Indústria e do Trabalho no Brasil. São Paulo: Ática.
  • [20] Hobsbawn, E. J. (1995). A Era dos Extremos: O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras.
  • [21] _____________. A Invenção das Tradições. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
  • [22] Hostettler, R. (1963). The printer´s terms – Technical terms of the printing industry. St Gallen, Switzerland: Rudolf Hostettler.
  • [23] Ivins Jr, W. M. (1982). Prints and Visual Communication. Cambridge: University Press.
  • [24] Jobling, P., Crowley, D. (1996). Graphic Design: Re-production and representation since 1800. Vancou-ver: UBC.
  • [25] Lima, E. C. (1998) Cinco décadas de litografia comercial no Recife: por uma história das marcas de cigarros registradas em Pernambuco, 1875-1924. Rio de Janeiro: PUC-RIO.
  • [26] Lima, G. C. (org). (2005) Design: objetivos e perspectivas. Rio de Janeiro: PPDESDI/UERJ.
  • [27] __________. (2014) O Gráfico Amador: as origens da moderna tipografia brasileira. Rio de Janeiro: Verso Brasil.
  • [28] __________. (1995) Retrospectiva e prospectiva do design. Estudos em Design, 3(1).
  • [29] __________. (org). (2006) Textos selecionados de design 1. Rio de Janeiro: PPDESDI/UERJ.
  • [30] Mirabeau, A. (2012) Latt-Mayer, um estudo de caso: tecnologia na história do design gráfico brasileiro. Rio de Janeiro: UERJ.
  • [31] __________. (2018) A paisagem gráfica de Orlando da Costa Ferreira: reconstruindo a memória do design através da imagem e da letra. Rio de Janeiro: UERJ.
  • [32] Manyika, J., Chui, M., Brown, B., Bughin, J., Dobbs, R., Roxburgh, C., Byers, A. H., & Institute, M. G. (2011). Big data: The next frontier for innovation, competition, and productivity.
  • [33] Merv, A. (2011). Big data. Teradata Magazine Online, Q1.
  • [34] Weinberg, B. D., Davis, L., & Berger, P. D. (2013). Perspectives on big data. Journal of Marketing Analytics, 1(4), pp. 187–201.
Como citar:

Mirabeau, Almir; Lima, Edna Cunha; Lima, Guilherme Cunha; "Visualização de Dados e Memória Gráfica Brasileira: o caso Orlando da Costa Ferreira", p. 2435-2443 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-5.0358

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações