Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Viés: um relato sobre o desenvolvimento de um aplicativo educacional para a disciplina de Materiais e Processos Têxteis

Vies: an account of the development of an educational application for the discipline of Textile Materials and Processes

Aguiar, Michelle ; Carvalho, Fatima ;

Artigo completo:

Dentre as disciplinas presentes nas grades curriculares dos cursos de Design de Moda, a disciplina de Materiais e Processos Têxteis destaca-se por seu conteúdo denso e de difícil assimilação. Diante disso, vê-se a oportunidade de utilizar um aplicativo educacional como apoio a esta disciplina, frente à maneira de raciocinar do aluno. Para tanto, este artigo apresenta o processo de desenvolvimento de um aplicativo educacional pautado pela dinâmica colaborativa entre dois projetos de iniciação científica desenvolvidos por alunos dos cursos de Design de Moda (conteúdo) e Design Projeto Visual (aplicativo). Tais projetos consistiram em pesquisa bibliográfica, compilação de conteúdo instrucional, delimitação de diretrizes de design, análise de similares, sessões de cocriação, prototipação e validação do protótipo final. Assim, o aplicativo Viés foi proposto e testado junto aos alunos do curso de Design de Moda, resultando em aspectos a serem refinados e repensados no desdobramento do projeto em momento oportuno.

Artigo completo:

This article presents the development of a pedagogical tool to support the learning of the course of Textile Materials and Processes of Fashion Design School. The educational application was based on the collaborative dynamics between two projects of scientific initiation developed by students of Fashion Design School (content) and Visual Design Visual School (application). These projects consisted of bibliographic research, a compilation of instructional content, design guidelines, similar analysis, co-creation sessions, prototyping and validation of the final prototype. Thus, the Vies mobile app was proposed and tested together with the students of the Fashion Design School, resulting in aspects to be refined and rethought in the unfolding of the project in a timely manner.

Palavras-chave: design instrucional, experiência do usuário, tipos de aprendizagem, materiais e processos têxteis,

Palavras-chave: instructional design, user experience, learning styles, textile materials and processes,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0043

Referências bibliográficas
  • [1] Agner, L. (2009). Ergodesign e arquitetura de informação: trabalhando com o usuário. Rio de Janeiro: Quartet.
  • [2] Collier, B., & Tortora, P. (2001). Understanding textiles. 6. ed. New Jersey: Prentice Hall.
  • [3] Fazenda, I. C. A. (1979). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia?. São Paulo: Loyola.
  • [4] Felder, R. M. (1988). Learning and Teaching Styles. In: Engineering Education. Journal of Engineering Education, v.78, n.7, 674–681, 1988.
  • [5] Filatro, A. (2004). Design instrucional contextualizado: educação e tecnologia. São Paulo: Senac São Paulo.
  • [6] Filatro, A. (2008). Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil.
  • [7] Garrett, J. J. (2011). The elements of user experience. Berkeley, CA: New Riders.
  • [8] Hewett, T. T. (1992). ACM SIGCHI curricula for human-computer interaction. New York: ACM.
  • [9] Kadolph, S.J. Textiles. 11th Edition, Iowa State University, 2011
  • [10] Nielsen, J. (1994). Usability Engineering. 2nd. San Diego, California: Academic Press.
  • [11] Pazmino, A. V. (2015). Como se cria: 40 métodos para design de produtos. São Paulo: Blucher.
  • [12] Portugal, C. (2013). Design, educação e tecnologia. Rio de Janeiro: Rio Books, 2013.
  • [13] Prates, R. O. (2003). Avaliação de Interfaces de Usuário – Conceitos e Métodos. In: Anais do XXIII Congresso Nacional da Sociedade Brasileira de Computação. XXII Jornadas de Atualização em Informática (JAI). SBC 2003. Capítulo 6.
  • [14] Preece, J., Rogers, Y., & Sharp, H. (2011). Design de interação: Além da interação humano-computador. Porto Alegre: Bookman.
  • [15] Royo, J. (2008). Fundamentos do Design: Design Digital. Barcelona: Paidós.
  • [16] Walonoski, J. A., & Heffernan; N. T. (2006). Prevention of Off-Task Gaming Behavior in Intelligent Tutoring Systems. In: Ikeda, M.; Ashley, K.D.; Chan, T. W. (eds). Intelligent Tutoring Systems. ITS 2006. Lecture Notes in Computer Science, vol. 4053. Berlin: Springer, Heidelberg. p. 722-724.
  • [17] Winograd, T. (1997). From computing machinery to interaction design. In: DENNING, P.; METCALFE, R. Beyond Calculation: The Next Fifty Years of Computing. New York: Springer-Verlag, p. 149-162.
Como citar:

Aguiar, Michelle; Carvalho, Fatima; "Viés: um relato sobre o desenvolvimento de um aplicativo educacional para a disciplina de Materiais e Processos Têxteis ", p. 554-565 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0043

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações