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Viagens de descobrimento: mapeando a geografia da economia de plataformas

Voyages of discovery: charting the new geographies of the platform economy

Silva Neto, Victo José da ; Chiarini, Tulio ; Ribeiro, Leonardo da Costa ;

Artigo:

Este artigo traz novas evidências em relação à geografia econômica das plataformas digitais. Nosso objetivo é duplo. Primeiro, propomos uma nova metodologia usando ferramentas de ciência de dados e inteligência artificial para identificar empresas baseadas em plataformas. Em segundo lugar, com uma lista de mais de três mil empresas, apresentamos mapas mundiais inéditos nos quais é possível observar os países e cidades que hospedam essas plataformas. Neste sentido, nossa metodologia busca superar a limitação dos estudos de plataformas que restringem a investigação às gigantes GAFAM e BAT. Enquanto observamos uma concentração geográfica de empresas de plataforma nos EUA e na China, também há indícios de que as empresas de plataforma estão se difundindo em todas as direções geográficas, o que reforça a hipótese da “plataformização” enquanto fenômeno mundial. Este mapeamento ao nível do país e de cidades é complementado por uma caracterização das plataformas em termos de setores econômicos e data de fundação. Ao elaborar este panorama, damos o primeiro passo na tentativa de compreender os determinantes locacionais das empresas de plataforma digital.

Artigo:

This paper explores new evidence on the digital platform economy geography. Our objectiveis twofold. First, we propose a novel methodology using data science and artificial intelligence tools to identify platform companies. Second, with a set of over three thousand companies, we introduce original worldwide maps where it is possible to see the countries that host platform companies, not only the giant GAFAM and BAT. This mapping at country and city levels is complemented by a characterization of the economic sector and date of foundation. While we observe a geographic concentration of platform companies in the U.S. and China, we also see that digital platform companies are spreading to all geographical directions, reinforcing the hypothesis that "platforming" is a worldwide phenomenon. In elaborating this panorama, we first understand the locational determinants of digitalplatform companies.

Palavras-chave: plataformização; capitalismo de plataforma; processamento de linguagem natural; Orbis,

Palavras-chave: platformization; platform capitalism; natural language processing; Orbis,

DOI: 10.5151/vi-enei-815

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Como citar:

Silva Neto, Victo José da; Chiarini, Tulio; Ribeiro, Leonardo da Costa; "Viagens de descobrimento: mapeando a geografia da economia de plataformas", p. 374-394 . In: Anais do VI Encontro Nacional de Economia Industrial e Inovação (ENEI): “Indústria e pesquisa para Inovação: novos desafios ao desenvolvimento sustentável”. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/vi-enei-815

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