Artigo - Open Access.

Idioma principal

Viabilidade da Utilização da Cinza do Bagaço da Cana-de-Açúcar na Produção de Concreto

Tomain, Lorena Resende ; Freitas, Matheus Resende ; Medeiros, Renata Franco de ; Almeida, José Roberto de ;

Artigo:

Com a crescente preocupação de se aplicar a sustentabilidade nos diversos âmbitos profissionais, a construção civil vem se adaptando à realidade, buscando sempre novos processos construtivos que atendam às necessidades da população em geral. Um dos métodos mais utilizados que se aplica na engenharia é o uso de resíduos nas construções, sejam elas residenciais ou de valor estrutural e de infraestrutura urbana.O bagaço, gerado durante a extração do caldo na moagem da cana-de-açúcar, constitui-se o maior resíduo da agricultura brasileira. Atualmente, este subproduto responde pelas necessidades energéticas do setor sucroalcooleiro, como biomassa em processos de cogeração, além de estar sendo utilizado como aditivos agrícolas, e ainda assim, gera um excedente passível de sercomercializado para concessionárias de energia ou outros polos industriais (LIMA et al., 2009)Este trabalho tem por objetivo principal investigar a viabilidade de utilização da cinza do bagaço de cana-de-açúcar (CBC) em concretos de cimento Portland de alto desempenho e de baixo impacto ambiental. A viabilidade de emprego da CBC é avaliada a partir do comportamento de concretos confeccionados no que concerne à durabilidade e a características geológicas e mecânicas.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-015

Referências bibliográficas
  • [1] CORDEIRO, G. C. Utilização de cinzas ultrafinas do bagaço de cana-de-açúcar e da casca de arroz como aditivos minerais em concreto. 2006. 445f. Tese de Doutorado. Pós-graduação em Ciências de Engenharia e materiais. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
  • [2] LIMA, S. A. ; SALES, A. ; MORETTI, J. P. ; SANTOS, T. J. . Análise de argamassas confeccionadas com a cinza do bagaço da cana-de-açúcar em substituição ao agregado miúdo. Revista Tecnológica (UEM), v. 18, p. 87-97, 2009.
  • [3] MANSANEIRA, E. C. Verificação da Potencialidade do uso da cinza do bagaço da cana de açúcar em substituição parcial ao cimento Portland. 2010. 116f. Dissertação de Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento, Universidade Estadual de Londrina, 2010.
Como citar:

Tomain, Lorena Resende; Freitas, Matheus Resende; Medeiros, Renata Franco de; Almeida, José Roberto de; "Viabilidade da Utilização da Cinza do Bagaço da Cana-de-Açúcar na Produção de Concreto", p. 31-32 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-015

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações