Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

VERIFICAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS INSTALADOS EM ÁREAS SUSCETÍVEIS À IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM PATOS DE MINAS – MG

Caixeta, Isabela Ferreira ; Silva, Ana Gabriela Sousa Balator ; Oliveira Júnior, Wagner Marques ;

Artigo Completo:

Os postos de combustíveis fazem parte do nosso cotidiano e estão em sua maioria, nas áreas centrais e estratégicas da cidade. As instalações e operações dos mesmos podem causar uma série de impactos tanto ambientais quanto sociais, devendo assim ter um manejo e controle maior dos postos localizados em locais perto de escolas, hospitais, igrejas, que são ambientes com aglomerações diárias de pessoas. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo a verificação de postos de combustíveis na cidade de Patos de Minas em áreas mais propensas a impactos socioambientais. O estudo foi realizado a partir de dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo) com interpolação de imagens obtidas do satélite SENTINEL-2A no software ArcGIS 10.2© e realizado uma análise dos locais ao entorno dos postos de combustíveis em um raio de 300 metros. Verificouse que Patos de Minas apresenta um cenário preocupante quanto a localização dos postos de combustíveis, em que as áreas consideradas como.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Agência Nacional do Petróleo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-011

Referências bibliográficas
  • [1] ANP. Consulta Postos de Combustíveis. Disponível em: . Acesso em: 10 maio 2017.
  • [2] BRASIL. CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE – CONAMA. Resolução CONAMA n°. 273. Dispõe sobre a localização, construção, instalação, modificação, ampliação e operação de postos revendedores, postos de abastecimento, instalações e sistemas retalhistas, e postos flutuantes de combustíveis. 29/11/2000. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legislação.
  • [3] DINIZ JÚNIOR, W. A. Cálculo de área e volume aplicado à análise de projetos técnicos de incêndio em tanques contendo líquidos combustíveis e inflamáveis. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Jataí, 2014.
  • [4] FRANK, T.; et al. Gerenciamento de áreas contaminadas por postos de combustível por meio de geoprocessamento em Presidente Prudente (SP). Anais... In: Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, 16. Foz do Iguaçu, 2013.
  • [5] LOUREIRO, C. O. et al. Postos distribuidores de combustíveis e o problema ambiental em Belo Horizonte, MG. Anais... In: Congresso Brasileiro de Águas Subterrâneas, 12. 2002.
  • [6] LORENZETT, Daniel Benitti; ROSSATO, Marivane Vestena; NEUHAUS, Mauricio. MEDIDAS DE GESTÃO AMBIENTAL ADOTADAS EM UM POSTO DE ABASTECIMENTO DE COMBUSTÍVEIS. Revista Gestão Industrial, [s.l.], v. 7, n. 3, p.01-21, 30 set. 2011. Universidade Tecnologica Federal do Parana (UTFPR).
Como citar:

Caixeta, Isabela Ferreira; Silva, Ana Gabriela Sousa Balator; Oliveira Júnior, Wagner Marques; "VERIFICAÇÃO DE POSTOS DE COMBUSTÍVEIS INSTALADOS EM ÁREAS SUSCETÍVEIS À IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS EM PATOS DE MINAS – MG", p. 101-108 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-011

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações