Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

VERIFICAÇÃO DA VALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A CONSERVAÇÃO DA FAUNA E COMBATER O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES

Pereira, Daniele Carvalho ; Soares, Sandra de Miranda ; Mendes, Isabor Vianna Sant’ana ; Silva, Ana Beatriz Alves da ; Rosa, Mayana da Silva ;

Artigo Completo:

O tráfico de animais silvestres é um dos responsáveis pela perda da biodiversidade brasileira. A educação ambiental é uma importante ferramenta para a conscientização e estímulo a ações conservacionistas da fauna. Nesse trabalho, teve-se como objetivo avaliar as atividades de um projeto de educação ambiental na contribuição à conversação da fauna. Realizou-se a avaliação proposta por meio da análise de questionários aplicados aos estudantes dos sexto e sétimo anos do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campos dos Goytacazes, RJ. Essas atividades consistiram em dois encontros com cada turma de estudantes. No primeiro encontro, foi exibido um filme sobre o tráfico de animais silvestres, seguido de apresentação oral em slides sobre a importância da manutenção dos animais silvestres na natureza. No segundo encontro, aplicou-se um quiz de perguntas e respostas para fixação do conteúdo trabalhado. Foram aplicados dois questionários para a avaliação dos conhecimentos dos estudantes, um antes do início das atividades educativas e outro ao final do segundo e último encontro com cada turma de estudantes. Esses questionários eram compostos de questões que permitiam avaliar o conhecimento prévio dos estudantes sobre a temática e a evolução desses conhecimentos após as atividades de educação ambiental. O público-alvo demonstrou-se receptivo e envolvido com o tema trabalhado. Ao analisar os questionários, foi possível perceber importantes evoluções entre os questionários iniciais e finais em ambos os anos trabalhados, tendo destaque para a assimilação de termos específicos e compreensão de definições chaves para o entendimento da importância da fauna e necessidade de se pôr em prática a conservação dos animais silvestres na natureza. Com base na análise dos questionários, concluiu-se que a educação ambiental é uma importante ferramenta para a sensibilização e o incentivo a práticas de conservação da fauna silvestre. Além disso, permite que os conhecimentos assimilados pelos estudantes possam ser disseminados para a sociedade devido à atuação dos mesmos como multiplicadores em seus grupos sociais, buscando alertar cada vez um número maior de pessoas, sobre os efeitos prejudiciais do tráfico de animais silvestres à natureza e ao ser humano.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Educação Ambiental. Conservação da fauna. Animais silvestres. Tráfico de animais,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-197

Referências bibliográficas
  • [1] ABDALLA, A.V.D. A Proteção da Fauna e o Tráfico de Animais Silvestres. Piracicaba, SP, Brasil, 2007. Dissertação (Pós Graduação) – Universidade Metodista de Piracicaba – UNIMEP.
  • [2] CARNEIRO, L. R. A.; TOSTES, J. M.; FARIA, A. R. G. A educação ambiental como ferramenta contra os maus-tratos e o tráfico de animais silvestres. Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental. Universidade Federal do Rio Grande – FURG, v. 23, jul. / dez. 2009.
  • [3] CORADINI, F. R. Educação ambiental no combate ao tráfico de animais silvestres. São Sepé, RS, Brasil, 201 Monografia (Pós Graduação) – Universidade Federal de Santa Maria
  • [4] LIMA, E. F.; BRITO, C. C.; BRITO, M. J. A.; OLIVEIRA, R. P.; PEREIRA, C. C. A. Educação Ambiental Contra o Tráfico de Animais Silvestres. Revista Form@re do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. Universidade Federal do Piauí, Teresina, v. 3, n. 1, p.40-44, jan. / jun. 2015. LIMA, G. G. B. A conservação da fauna e da flora silvestres no Brasil: a questão do tráfico ilegal de plantas e animais silvestres e o desenvolvimento sustentável. Revista Jurídica, Brasília, v. 9, n. 86, p.134-150, ago./set., 2007.
  • [5] PADRONE, J. M. B. O comércio ilegal de animais silvestres: avaliação da questão ambiental no Estado do Rio de Janeiro. Niterói, 2004. Monografia (Mestrado) - Centro De Estudos Gerais - Instituto De Geociências.
Como citar:

Pereira, Daniele Carvalho; Soares, Sandra de Miranda; Mendes, Isabor Vianna Sant’ana; Silva, Ana Beatriz Alves da; Rosa, Mayana da Silva; "VERIFICAÇÃO DA VALIDADE DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A CONSERVAÇÃO DA FAUNA E COMBATER O TRÁFICO DE ANIMAIS SILVESTRES", p. 1965-1972 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-197

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações