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Variáveis para análise de infográficos interativos: um estudo descritivo em artefatos educacionais para o ensino médio

Variables for analyzing interactive infographics: a descriptive study of educational artefacts for secondary school

Santos, Gabriele M. S.; Campello, Silvio B.; Coutinho, Solange G.;

Artigo Completo:

Com o objetivo maior de entender como são os infográficos digitais interativos oferecidos em material didático para ensino médio, este artigo apresenta o desenvolvimento e aplicação de um método para análise de infográficos digitais. O método foi desenvolvido com base no cruzamento das variáveis identificadas nos estudos recentes de Venkatesh Rajamanickam (2005) e Alberto Cairo (2013). Estes autores vão além da descrição da infografia estática, trazendo variáveis que consideram aspectos do meio digital, ajudando, por exemplo, a identificar um infográfico como interativo e classificar seu estilo de interação. O método construído foi aplicado em um estudo descritivo sobre parte de uma coleção de material digital educacional. O método se mostrou satisfatório para o objetivo do estudo e contribuiu para uma análise de contato inicial sobre os infográficos encontrados. Por meio da aplicação desse método, foi possível perceber que os materiais digitais oferecidos aos alunos contam com poucos infográficos interativos e que estes ainda exploram timidamente os estilos de interações possíveis no meio digital.

Artigo Completo:

With the main aim of understanding how interactive digital infographics are presented in high school educational materials, this paper presents the development and application of a method for analyzing digital infographics. The method was developed based on the intersection of variables identified in recent studies by Rajamanickam Venkatesh (2005) and Alberto Cairo (2013). These authors have gone beyond the description of static infographics, introducing variables that consider aspects of digital media, thus for example, helping to identify infographics as interactive and classify their interaction style. The constructed method was applied to a descriptive study on part of a collection of digital educational materials. The method proved to be suitable for the study purpose and contributed to an initial contact analysis regarding the infographics encountered. By applying this method, it was demonstrated that the digital materials offered to students contain few interactive infographics, and that they only provide a tentative exploration of the interaction styles possible in the digital environment.

Palavras-chave: Infográficos digitais, interação, artefatos educacionais, Digital infographics, interaction, educational artefacts,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_31

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Como citar:

Santos, Gabriele M. S.; Campello, Silvio B.; Coutinho, Solange G.; "Variáveis para análise de infográficos interativos: um estudo descritivo em artefatos educacionais para o ensino médio", p. 230-242 . In: . In: C. G. Spinillo; L. M. Fadel; V. T. Souto; T. B. P. Silva & R. J. Camara (Eds). Anais do 7º Congresso Internacional de Design da Informação/Proceedings of the 7th Information Design International Conference | CIDI 2015 [Blucher Design Proceedings, num.2, vol.2]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2318-6968, ISBN: 978-85-8039-122-0
DOI 10.5151/designpro-CIDI2015-cidi_31

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