Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

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VARIABILIDADE SEMANAL DA INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO VEICULAR NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSOL EM UM SÍTIO LOCALIZADO NO SUL DO BRASIL

MAIA, M. A. ; BERTÊ, M. ; PERES, L.V. ; PINHEIRO, D.K. ;

Artigo:

O aerossol atmosférico é constituído por um conjunto de partículas sólidas ou líquidas em suspensão na atmosfera e a sua origem pode ser natural ou antropogênica. Como centros urbanos reúnem uma grande frota veicular, pode-se dizer que existe uma quantidade considerável de aerossóis proveniente de tal atividade. Santa Maria, cidade localizada no Sul do Brasil, Com 262.368 habitantes, segundo o censo IBGE de 2011, é também denominada de cidade universitária, devido à presença da Universidade Federal de Santa Maria. Assim, existe um grande fluxo de pessoas e veículos para o campus da UFSM diariamente, logo foi analisada influência do tráfego veicular na espessura óptica de aerossóis (EOA). Através da utilização dos dados do Espectrofotômetro Brewer, foi possível obter os valores para as Espessuras Ópticas Atmosféricas, através do método de Langley. Foram calculadas as EOA de duas em duas horas, iniciando às 8 horas e finalizando às 18 horas, para os comprimentos de onda 306,3, 310,1, 313,5, 316,8 e 320,1 nm. Foi possível observar graficamente através da análise dos dados, que a quantidade de EOA é maior no intervalo de horário do 12:00 às 13:59. Isso se deve ao fato de que a circulação de veículos é consideravelmente maior, implicando no aumento de aerossóis na atmosfera.

Artigo:

Palavras-chave: Método de Langley, fluxo de veículos, aerossóis.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-011

Referências bibliográficas
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Como citar:

MAIA, M. A.; BERTÊ, M.; PERES, L.V.; PINHEIRO, D.K.; "VARIABILIDADE SEMANAL DA INFLUÊNCIA DO TRÁFEGO VEICULAR NA ESPESSURA ÓPTICA DE AEROSSOL EM UM SÍTIO LOCALIZADO NO SUL DO BRASIL", p. 124-129 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-011

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