Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

VANGUARDA, CARTAZ E CINEMA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A ESCOLA POLONESA E SAUL BASS

Schmidt, Laila Rotter;

Artigo Completo:

Este trabalho visa realizar uma leitura comparativa dos cartazes de cinema criados nas décadas de 1950 e 1960 pela Escola Polonesa em relação aos criados pelo designer norte americano Saul Bass no mesmo período, considerando que ambos realizaram uma notável ruptura com a linguagem visual estabelecida pelo cinema hollywoodiano na década de 20. O principal objetivo deste estudo é investigar as condições e influências que conduziram à criação de cartazes igualmente inovadores e de estética semelhante, ainda que em contextos radicalmente distintos. Para isto será realizada uma aproximação buscando identificar pontos de contato e de distanciamento entre as obras, seus autores e contextos de produção, visando contribuir com o estudo do design de vanguarda, em especial no âmbito dos cartazes de cinema.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Design gráfico; Cartazes de cinema; Vanguarda; Escola Polonesa de Cartaz; Saul Bass.,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0036

Referências bibliográficas
  • [1] AUSTONI, Andrea. HYPERLINK "https://www.smashingmagazine.com/2010/01/the-legacy-of-polish-poster-design/" \o "Read 'The Legacy Of Polish Poster Design'" The legacy of Polish Poster Design. Smashing Magazine. 17/01/2010. Disponível na internet por http em: . Acesso em: 01/04/2016.
  • [2] BASS, Jennifer; KIRKHAM, Pat. Saul Bass: a Life in film & design. London: Laurence King Publishing, 2011.
  • [3] Behind the Poster (2010) Título original: Druga Strona Plakatu. Direção de Marcin Latatto. Polônia. (52 min). Disponível na internet por http em: . Acesso em: 01/04/2016
  • [4] CARDOSO, Rafael. Uma introdução à história do design. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Edgard Blücher, 200
  • [5] CZESTOCHOWSKI, Joseph S.; FIJALKOWSKA, Janina. Poster Art in Poland: 1899-1978. Baltimore: The Maryland Institute College of Art, 1978.
  • [6] Freedom on the Fence (2012). Direção de HYPERLINK "https://www.indiereign.com/account/andreamarks/videos" \o "Co-Directors: Andrea Marks & Glenn Holsten" Andrea Marks e Glenn Holsten. Estados Unidos. (39 min). Disponível na internet por http em: . Acesso em: 01/04/2016
  • [7] HOLLIS, Richard. Design gráfico: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
  • [8] MEGGS, Philip B. História do Design Gráfico. Tradução: Cid Knipel. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
  • [9] MILLIE, Elena; KANTOROSINSKI, Zbigniew. The Polish Poster: From Young Poland through the Second World War. Washington, D.C.: Library of Congress, 1993
  • [10] MOLES, Abraham Antoine. O cartaz. São Paulo: Perspectiva, 2004.
  • [11] MONZANI, J. M. A. S. Cinema e Design Gráfico: Correlações - Inglaterra nos anos 70. www.mnemocine.com.br, São Paulo, SP, v. 16, p. 30, 2006.
  • [12] THOMAS, V. et al. The Polish School of Poster Art: Posters From the University of Northampton's Osborne Robinson Collection. Online: The University of Northampton, 2011. Disponível na internet por http em: . Acesso em 01/04/2016.
  • [13] VALENTE, Francisco. O olho vivo de Saul Bass. Portal Ípsilon. 13/04/2012. Disponível na internet por http em: . Acesso em: 10/09/2013
  • [14] ZIELINSKI, Florian. The rise and fall of governmental patronage of art: A sociologist's case study of the polish poster between 1945 and 1990. International Sociology. vol. 9, n. 1, p. 29-41,1994.
Como citar:

Schmidt, Laila Rotter; "VANGUARDA, CARTAZ E CINEMA: UMA APROXIMAÇÃO ENTRE A ESCOLA POLONESA E SAUL BASS", p. 412-423 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0036

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações