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VALORES HUMANOS NO DESIGN DE INTERAÇÃO: PROJETANDO TECNOLOGIAS INTERATIVAS PARA INCENTIVAR A RECICLAGEM

HUMAN VALUES IN INTERACTION DESIGN: WORKING WITH INTERACTIVE TECHNOLOGIES TO ENCOURAGE RECYCLING

Nunes, Luciana ; Mont’Alvão, Claudia ;

Artigo Completo:

O descarte incorreto de resíduos sólidos é um grande problema a ser enfrentado pelas nações. Projetar sistemas para a sustentabilidade significa lidar com o uso prolongado dos artefatos. É necessário considerar não apenas a usabilidade do artefato durante o uso, mas a experiência de uso como um todo, a qual envolve aspectos mais subjetivos. Dentre estes aspectos estão os valores humanos, que são tudo que consideramos importante na vida e que ajudam a construir significados. Assim, incorporá-los conscientemente nas fases iniciais do projeto é uma forma de possibilitar que os designers reflitam sobre eles, ajudando a construir soluções. Neste artigo, descrevemos a utilização de alguns valores numa atividade piloto de design colaborativo (workshop), tendo como foco a criação de um sistema de eco-feedback para informar e criar engajamento para a reciclagem. O resultado foi a elaboração de um fluxo de telas, no qual os designers documentaram os valores trabalhados.

Artigo Completo:

The incorrect disposal of waste is a big problem facing nations. Designing systems for sustainability means to deal with the long-term use of an artifact. To stimulate this, it is necessary to consider not only the usability during the use but also the use experience as a whole, once it involves more subjective goals. Among these goals are human values, which are all we consider important in life and help to build meanings. Therefore, incorporate them consciously on the initial stages of the project is one way to allow designers’ reflection over values, helping them to create solutions. In this paper, we describe the use of some values in a pilot activity of collaborative design (workshop), focusing on creating an eco-feedback system to inform and create engagement for recycling. The result was the elaboration of a screen flow, in which designers documented the values worked on.

Palavras-chave: Valores Humanos, Design Colaborativo, Reciclagem,

Palavras-chave: Human Values, Collaborative Design, Recycling,

DOI: 10.5151/16ergodesign-0251

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Como citar:

Nunes, Luciana; Mont’Alvão, Claudia; "VALORES HUMANOS NO DESIGN DE INTERAÇÃO: PROJETANDO TECNOLOGIAS INTERATIVAS PARA INCENTIVAR A RECICLAGEM", p. 2395-2406 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/16ergodesign-0251

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