Artigo - Open Access.

Idioma principal

VALIDAÇÃO PARA O PORTUGUÊS (CULTURA BRASILEIRA) DO "TEST FOR RESPIRATORY AND ASTHMA CONTROL IN KIDS" (TRACK)

VALIDAÇÃO PARA O PORTUGUÊS (CULTURA BRASILEIRA) DO "TEST FOR RESPIRATORY AND ASTHMA CONTROL IN KIDS" (TRACK)

Wandalsen, Gustavo Falbo ; Chong-Neto, Herberto J. ; Moraes, Lillian ; Wandalsen, Neusa F. ; Medeiros, Décio ; Urritia-Pereira, Marilyn ; Solé, Dirceu ; TRACK Brasil, Grupo ;

Artigo:

Justificativa

O questionário TRACK (Test for Respiratory and Asthma Control inKids) é um instrumento desenvolvido e validado em língua inglesa para avaliar ocontrole dos sintomas respiratórios de crianças menores de cinco anos.

 

Objetivo(s)

Validar a versão traduzida para o português (cultura Brasileira)do questionário TRACK.

 

Método(s)

A validação foi feita em estudo observacional, prospectivo e multicêntrico(seis centros) com crianças com sintomas respiratórios recorrentes. O estudofoi aprovado pelo comitê de Ética da Instituição (CAAE: 57313416.1.1001.5505).As crianças foram classificadas de acordo com os sintomas, com os critérios daGINA e com a opinião médica. Pais e médicos também quantificaram os sintomasrespiratórios do último mês (EVA).

 

Resultado(s)

No total foram obtidos dados de 299 crianças na avaliação iniciale de 195 na visita de seguimento. A mediana dos escores do TRACK foi de 65pontos (0 a 100 pontos) e o coeficiente de Cronbach foi de 0,70. Os escores doTRACK se correlacionaram significantemente com a opinião médica e da famíliasobre os sintomas respiratórios (r: 0,74 e r: 0,61). Os escores do TRACK foramsignificantemente menores nas crianças que utilizaram corticosteroide sistêmico(mediana [IIQ]: 45 [30 - 65] vs 75 [55 - 80]; p<0,001) e necessitaramatendimento de urgência no último mês (45 [35 - 60] vs 70 [55 - 80];p<0,001). Os escores do TRACK foram significantemente diferentes quando ascrianças foram separadas pela opinião médica, pela GINA e pelos sintomas.Oitenta pontos foi o ponto de corte do questionário com maior área sobre acurva ROC (0,800) para separar crianças com e sem dificuldades no controle dossintomas respiratórios.

 

Conclusão (ões)

Aversão traduzida para o português do questionário TRACK apresentouconfiabilidade satisfatória (consistência interna), adequada validação porcritério (comparação com os critérios da GINA) e validação construtiva(comparação com os sintomas respiratórios e a opinião médica), demonstrando serum instrumento útil para avaliar e discriminar crianças com sintomasrespiratórios.

 

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-28

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Wandalsen, Gustavo Falbo ; Chong-Neto, Herberto J. ; Moraes, Lillian ; Wandalsen, Neusa F. ; Medeiros, Décio ; Urritia-Pereira, Marilyn ; Solé, Dirceu ; TRACK Brasil, Grupo ; "VALIDAÇÃO PARA O PORTUGUÊS (CULTURA BRASILEIRA) DO "TEST FOR RESPIRATORY AND ASTHMA CONTROL IN KIDS" (TRACK)", p. 55-56 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-28

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações