Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

VALIDAÇÃO DO PERFIL DE VELOCIDADE DO ESCOAMENTO DE UM DUTO CIRCULAR UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ANSYS CFX

LADEIA, V. F. A. C.; CARVALHO, R. S.; QUEIROZ, A. C. M.; GONÇALVES, J. C.;

Artigo Completo:

Este trabalho compara os perfis de velocidades obtidos experimentalmente (por meio da medida das alturas manométricas por tubo de Pitot) e simulados pelo software ANSYS CFX 17.2 para o escoamento de ar em um duto de um módulo de calibração. Seis pontos do duto, variando da parede inferior ao centro, foram selecionados para aplicação dos cálculos. Os resultados numéricos e experimentais mostraram que existe uma diferença de 17% quando os pontos eram tomados próximo da parede do duto. À medida que os pontos de medição se aproximaram do centro do duto, essa diferença chegou a ser reduzida a até 1,6%. A simulação se mostrou uma aliada à realização de práticas de fenômenos de transporte. Os resultados indicaram que o tubo de Pitot não estava instalado corretamente, pois quando era acusado que o ponto de medição estava localizado na parede do duto, na verdade ainda captava variações a uma distância significativa da parede, justificando o alto erro para esse ponto.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ANSYS CFX 17.2,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-178

Referências bibliográficas
  • [1] BIRD, R. B.; STEWART, W. E.; LIGHTFOOT, E. N. Fenômenos de transporte. Rio de Janeiro: LTC, 2004.
  • [2] FOX, R. W.; MCDOLNALD, A. T.; PRITCHARD, P. J. Introdução à Mecânica dos Fluidos. 8 ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
  • [3] LIVI, C. P. Fundamentos de Fenômenos de Transportes: Um texto para Cursos Básicos. Rio de Janeiro: LTC, 2010.
  • [4] PERRY, J.; PERRY, R.; GREEN, D. Perry’s Chemical Engineers Handbook. 8 ed. New York: McGraw-Hill, 2008.
Como citar:

LADEIA, V. F. A. C.; CARVALHO, R. S.; QUEIROZ, A. C. M.; GONÇALVES, J. C.; "VALIDAÇÃO DO PERFIL DE VELOCIDADE DO ESCOAMENTO DE UM DUTO CIRCULAR UTILIZANDO O SOFTWARE DE SIMULAÇÃO ANSYS CFX", p. 963-968 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-178

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações