Dezembro 2014 vol. 1 num. 1 - X Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Artigo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DO PROCESSO DE DESCAROÇAMENTO DA AZEITONA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE

SIMÕES, C.R. ; HERTEL, C. ; TORRES, D.M. ; PEREIRA, A. R. ; NETO, M.R.F. ; PEREIRA, C.S.S. ;

Artigo:

Os resíduos agroindustriais têm sido investigados como potenciais adsorventes em efluentes aquosos devido a sua capacidade de sorção. A indústria de extração de azeite gera grandes quantidades de subprodutos dentre eles uma grande quantidade de caroço oriundo da etapa de descaroçamento da azeitona. Neste trabalho avaliou-se a utilização do caroço de azeitona como um sorvente natural e de baixo custo no tratamento de efluente na própria indústria de processamento de azeitonas. O efluente bruto e o efluente tratado foram caracterizados com relação aos valores de demanda química de oxigênio (DQO), pH, turbidez e óleos e graxas (TOG). As análises permitiram avaliar que o caroço de azeitona em pó associado com o sistema de flotação apresentou uma redução dos valores dos parâmetros analisados.

Artigo:

Palavras-chave: flotação, bioadsorção, azeitona,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-006

Referências bibliográficas
  • [1] CHIMATTI, W. (2012) Fabricação de Subprodutos Gerados a partir do Resíduo do Processo de Descaroçamento e Seleção de Azeitonas Brutas. Monografia (Graduação) – Universidade Severino Sombra, Vassouras – RJ.
  • [2] DEZOTTI, M., BASSIN, J.P., BILA, D.M., (2008), Processos e técnicas para o controle ambiental de efluentes líquidos. 1ª Edição, E-papers, Rio de Janeiro.
  • [3] MARTINS, A. L. S. (2009) Remoção de Chumbo e Bário de um Efluente Aquoso via Flotação por Ar Dissolvido. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, SEROPÉDICA-RJ.
  • [4] RODRÍGUEZ G.(2008) , Lama A., Rodríguez R., Jiménez A., Guillén R., Fernández-Bolaño J.: “Olive stone an attractive source of bioactive and valuable compounds.” Bioresource Technology, 99, 5261.
  • [5] RIVAS, G. “Resíduos de azeitona ajudam a tratar efluentes”. Revista Atualidades. Disponível em http://www.quimica.com.br/revista/qd467/atual/atualidades04.html. Acesso em 12 junho 2013.
Como citar:

SIMÕES, C.R.; HERTEL, C.; TORRES, D.M.; PEREIRA, A. R.; NETO, M.R.F.; PEREIRA, C.S.S.; "UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DO PROCESSO DE DESCAROÇAMENTO DA AZEITONA NO TRATAMENTO DE EFLUENTE", p. 119-123 . In: . São Paulo: Blucher, 2014.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobec-ic-01-ea-006

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações