Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DO MODELO PRESSÃO-ESTADO-RESPOSTA NO RIO BRUMADO SITUADO EM RIO DE CONTAS-BA

Albuquerque, Roberta Rodrigues de ; Santos, Maria Clara Gonçalves ; Aragão, Isabela Santos ;

Artigo Completo:

Os recursos hídricos são de fundamental importância para o desenvolvimento de qualquer sociedade. No entanto, é imprescindível a adequação das atividades antrópicas com a gestão dos recursos hídricos. Esse processo apresenta uma enorme complexidade, visto que são necessárias etapas de análise, planejamento e monitoramento do recurso hídrico em questão. Essas etapas devem ser realizadas através de uma perspectiva integrada, capaz de considerar os meios sociais, culturais, econômicos e ambientais. Dentre os diversos meios aquáticos, o presente artigo aborda o rio urbano, o qual além de colaborar com a manutenção do equilíbrio do ecossistema, contribui no desenvolvimento da cultura e história local por meio da relação comunidade/natureza. Com o objetivo de auxiliar a gestão dos recursos hídricos, especificamente do trecho do Rio Brumado que corre próximo à Praça do Landim, localizada no município de Rio de Contas – BA utilizou-se método Pressão-Estado-Resposta de forma quantitativa e descritiva, a fim de determinar diferentes indicadores de impactos ambientais no rio.

Artigo Completo:

Palavras-chave: trecho do Rio Brumado, indicadores, Pressão-Estado-Resposta,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-021

Referências bibliográficas
  • [1] SANTOS, Fabiana Silva. Aplicação do Modelo Pressão-Estado-Resposta (PER) em Área susceptível a contaminação com Resíduos de Óleos Lubrificantes. Universidade Federal da Paraíba, UFPB, Brasil. Ano: 2013
  • [2] SILVA, J. R.; HERCULANO, S.. Rios urbanos, microbacias e suas gentes. Revista VITAS? Visões Transdisciplinares sobre Ambiente e Sociedade, http://www.uff.br/revistavitas, 06 fev. 2015.
  • [3] PENSAMENTO Verde: A importância da gestão dos recursos hídricos no Brasil. Disponível em: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/importancia-da-gestao-dos-recursos-hidricos-brasil/. Acesso em: 27 maio 2017.
Como citar:

Albuquerque, Roberta Rodrigues de; Santos, Maria Clara Gonçalves; Aragão, Isabela Santos; "UTILIZAÇÃO DO MODELO PRESSÃO-ESTADO-RESPOSTA NO RIO BRUMADO SITUADO EM RIO DE CONTAS-BA", p. 200-208 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-021

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações