Artigo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE VENTILAÇAO NAO INVASIVA EM PACIENTES PEDIATRICOS DURANTE A INSERÇAO DO CATÉTER PICC: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO RISCO DE ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

UTILIZAÇÃO DE VENTILAÇAO NAO INVASIVA EM PACIENTES PEDIATRICOS DURANTE A INSERÇAO DO CATÉTER PICC: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO RISCO DE ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL

Munhoz, Vanessa dos Santos ; Cesar, Regina Grigolli ; Modolo, Maria Carolina C. ; Franco, Thaís Oliveira ; Souza, Andréia Aparecida Freitas ; Todero, Tamara Stahl Cardoso ;

Artigo:

Justificativa

A administração de medicamentos sedativos durante a realização deprocedimentos invasivos caracteriza-se como intervenção necessária ao reduzir aansiedade e produzir relaxamento muscular. Entretanto, efeitos colaterais comoa depressão dos reflexos de proteção de vias áreas constitui um problema a sermanejado. A instituição de um protocolo de utilização de ventilação nãoinvasiva (VNI) durante a passagem do cateter central de inserção periférica(PICC) em maio de 2018 em um hospital pediátrico gerou repercussões positivaspara qualidade assistencial com integração multidisciplinar.

 

Objetivo(s)

Relatar o protocolo de instalação de VNI durante a passagem dePICC para melhor manejo do processo de inserção do cateter, e consequentementeredução do risco de entubação orotraqueal.

 

Método(s)

Trata-se de um relato de experiência acerca da elaboração de umprotocolo para instalação de VNI em pacientes pediátricos submetidos arealização do procedimento de passagem de PICC, sob sedação, em unidades deterapia intensiva pediátrica, de um hospital infantil privado do município deSão Paulo. São descritos os critérios de inclusão, sedação e retirada da VNI napassagem do PICC.

 

Resultado(s)

Os critérios de indicação para uso de VNI durante a passagem dePICC descritos são: insuficiência respiratória aguda, broncodisplasia, afecçõesneurológicas e neuromusculares, histórico de apneia, hipotonia associada aobesidade e obstrução alta de vias aéreas. Os critérios para a obtenção doacesso venoso periférico incluem um fluxograma com medicações e dosagens prescritasem caso de paciente com ou sem acesso venoso periférico. Os critérios deretirada da VNI após passagem de PICC incluem saturação > 92%, driverespiratório adequado, e realização de RX.

 

Conclusão (ões)

Autilização da VNI durante a passagem de cateter PICC foi instituída comresultados benéficos ao paciente, permitindo o ajuste da dose de sedação egarantindo sucesso na passagem do cateter com redução do risco de depressãorespiratória.

Artigo:

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cissi2020-38

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Munhoz, Vanessa dos Santos ; Cesar, Regina Grigolli ; Modolo, Maria Carolina C. ; Franco, Thaís Oliveira ; Souza, Andréia Aparecida Freitas ; Todero, Tamara Stahl Cardoso ; "UTILIZAÇÃO DE VENTILAÇAO NAO INVASIVA EM PACIENTES PEDIATRICOS DURANTE A INSERÇAO DO CATÉTER PICC: ESTRATÉGIA PARA REDUÇÃO DO RISCO DE ENTUBAÇÃO OROTRAQUEAL", p. 75-76 . In: Anais do 4º Congresso Internacional Sabará de Saúde Infantil. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cissi2020-38

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações