Blucher Medical Proceedings
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Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados
Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados
Fontes, Mírzia Lisboa; Andrade, Maisa Alves; Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Barreiro, Maria Socorro Claudino; Oliveira, Patricia Gois de
Resumo:
INTRODUÇÃO: Desde a divulgação das Diretrizes Curriculares de Enfermagem os cursos de graduação têm missão de formar enfermeiros generalistas, críticos, reflexivos e humanistas, o que requer esforços das instituições formadoras na busca de estratégias que viabilizem desenvolvimento dessas habilidades. o novo método de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) surge como um inovador processo de formação acadêmica no qual abrange a concepção de saúde como um eixo integrador, levando ao desenvolvimento de uma visão mais humanista do paciente/cliente pelos futuros profissionais de saúde, focados nas necessidades e problemas de saúde do individuo como um todo e não apenas de forma fragmentada (focado na doença). OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/ Campus de Lagarto nas situações de ensino-aprendizado proposta pela subunidade Práticas de Ensino na Comunidade (PEC) para sua formação profissional humanizada. METODOLOGIA: Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de discentes de enfermagem durante as atividades de PEC, baseada nas metodologias ativas. Participaram desse relato 39 discentes de enfermagem. RESULTADOS: As aulas de PEC são baseadas no Arco de Marguerez, onde os alunos observam a realidade, identifica problemas, teoriza as hipóteses de solução e em seguida aplica as intervenções na realidade. As atividades práticas são realizadas em Unidades Básicas de Saúde, escolas, comunidade e até mesmo no domicilio. Durante as atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de fazer-aprender o cuidado de forma sensível, com um contato mais próximo do paciente, valorizando a dimensão ética e humana do cuidar. para os acadêmicos a humanização na assistência se inicia desde o contato inicial do paciente e de sua família com o serviço de saúde, até a realização de procedimentos ou intervenções que buscam a melhoria da qualidade de vida do usuário. CONCLUSÃO: a utilização de metodologias ativas contribui para a formação mais humanizada do profissional de saúde, pois promove um olhar mais critico e qualificado de reconhecimento do paciente como ser humano único e que necessita de cuidados individuais. e é no contexto da prática também que os alunos se desenvolvem enquanto pessoas, o que os torna mais fortalecidos para enfrentar a complexidade da vida profissional.
INTRODUÇÃO: Desde a divulgação das Diretrizes Curriculares de Enfermagem os cursos de graduação têm missão de formar enfermeiros generalistas, críticos, reflexivos e humanistas, o que requer esforços das instituições formadoras na busca de estratégias que viabilizem desenvolvimento dessas habilidades. o novo método de ensino ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) surge como um inovador processo de formação acadêmica no qual abrange a concepção de saúde como um eixo integrador, levando ao desenvolvimento de uma visão mais humanista do paciente/cliente pelos futuros profissionais de saúde, focados nas necessidades e problemas de saúde do individuo como um todo e não apenas de forma fragmentada (focado na doença). OBJETIVO: Relatar a vivência de acadêmicos de Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe/ Campus de Lagarto nas situações de ensino-aprendizado proposta pela subunidade Práticas de Ensino na Comunidade (PEC) para sua formação profissional humanizada. METODOLOGIA: Este trabalho caracteriza-se como um relato de experiência de discentes de enfermagem durante as atividades de PEC, baseada nas metodologias ativas. Participaram desse relato 39 discentes de enfermagem. RESULTADOS: As aulas de PEC são baseadas no Arco de Marguerez, onde os alunos observam a realidade, identifica problemas, teoriza as hipóteses de solução e em seguida aplica as intervenções na realidade. As atividades práticas são realizadas em Unidades Básicas de Saúde, escolas, comunidade e até mesmo no domicilio. Durante as atividades práticas, os alunos têm a oportunidade de fazer-aprender o cuidado de forma sensível, com um contato mais próximo do paciente, valorizando a dimensão ética e humana do cuidar. para os acadêmicos a humanização na assistência se inicia desde o contato inicial do paciente e de sua família com o serviço de saúde, até a realização de procedimentos ou intervenções que buscam a melhoria da qualidade de vida do usuário. CONCLUSÃO: a utilização de metodologias ativas contribui para a formação mais humanizada do profissional de saúde, pois promove um olhar mais critico e qualificado de reconhecimento do paciente como ser humano único e que necessita de cuidados individuais. e é no contexto da prática também que os alunos se desenvolvem enquanto pessoas, o que os torna mais fortalecidos para enfrentar a complexidade da vida profissional.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/medpro-cihhs-10777
Como citar:
Fontes, Mírzia Lisboa; Andrade, Maisa Alves; Almeida, Thaynara Fontes; Araujo, Jamilly Santos; Barreiro, Maria Socorro Claudino; Oliveira, Patricia Gois de; "Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados", p-337-337.
In: Anais do Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde [= Blucher Medical Proceedings, vol.1, num.2].
São Paulo: Blucher,
2014.
ISSN 23577282,
DOI 10.5151/medpro-cihhs-10777
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TY - CONF T1 - Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados JO - Blucher Medical Proceedings VL - 1 IS - 2 SP - 337 EP - 337 PY - 2014 T2 - Congresso Internacional de Humanidades & Humanização em Saúde AU - , , , , , SN - 23577282 DO - http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10777 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/utilizao-de-metodologias-ativas-na-formao-de-profissionais-humanizados-9750 KW - ER -
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Mírzia Lisboa Fontes, Maisa Alves Andrade, Thaynara Fontes Almeida, Jamilly Santos Araujo, Maria Socorro Claudino Barreiro, Patricia Gois de Oliveira, Utilização de Metodologias Ativas na Formação de Profissionais Humanizados, Blucher Medical Proceedings, Volume 1, 2014, Pages 337-337, ISSN 23577282, http://dx.doi.org/10.5151/medpro-cihhs-10777 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/utilizao-de-metodologias-ativas-na-formao-de-profissionais-humanizados-9750) Palavras-chave:: ;