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A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO TEMA ÁGUA NA ESCOLA RURAL MUNICIPAL OLHOS D’ÁGUA, UBERLÂNDIA-MG

PADILHA, EDYANE TASSIA; MEDEIROS, Maraliss; GIROTTO, Laylagg; PACHECO, Ingrid; RIBEIRO, Luiz; CABRAL, Andressa; AMARAL, Fabio; CANOBE, S. C.;

Artigo:

A água é um nutriente de total relevância no contexto da sobrevivência emanutenção da vida no planeta e, principalmente para o ser humano. Tomando-se comoreferência o fato de a maior parte da população brasileira viver em cidades, observa-se umacrescente degradação das condições de vida, refletindo uma crise ambiental. No entanto,também se deve pensar o outro lado da sociedade, que é o meio rural. Em áreas rurais, oscorpos d’água estão predispostos ao risco de contaminação/poluição. Isto se deve aolançamento indevido de esgoto doméstico e dejetos animais não tratados ou parcialmentetratados. Escolas rurais sofrem com a ausência de saneamento básico. Não é por acaso queos maiores índices de analfabetismo do país estão localizados na zona rural. Tendo isso emvista, o grupo de pesquisa selecionou um importante tema da esfera ambiental, a água, parase aplicar na Escola Municipal Olhos D’Água, de ensino básico e fundamental da zonarural de Uberlândia-MG. As atividades de Educação ambiental sobre a relevância da águanas ações cotidianas por meio de palestras, atividades lúdicas e experimentos práticosconsolidaram teoria à prática, favorecendo uma maior conscientização da comunidadeescolar quanto à importância e escassez da água e; contaminação e doenças vinculadas àágua.

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Palavras-chave: Educação ambiental, Água, Escola rural,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-001-4995

Referências bibliográficas
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Como citar:

PADILHA, EDYANE TASSIA; MEDEIROS, Maraliss; GIROTTO, Laylagg; PACHECO, Ingrid; RIBEIRO, Luiz; CABRAL, Andressa; AMARAL, Fabio; CANOBE, S. C.; "A PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALIADA AO TEMA ÁGUA NA ESCOLA RURAL MUNICIPAL OLHOS D’ÁGUA, UBERLÂNDIA-MG", p. 1232-1239 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-ea-001-4995

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