Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE ENZIMAS LIPOLÍTICAS DE ORIGEM FÚNGICA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA USADO

PAULA, L. G. S ; PEREIRA, G. G. ; CASCIATORI, F. P. ;

Artigo Completo:

O presente trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação de lipases na síntese de biodiesel a partir de óleo vegetal residual. Inicialmente, o óleo foi submetido a diferentes pré-tratamentos, a saber in natura (somente filtrado, IN), degomado (D) e degomado e desumidificado (DD). Em seguida, conduziu-se a reação de transesterificação, variando-se a fração de enzima no meio reacional, a proporção óleo:etanol e a presença ou ausência de hexano (solvente orgânico) no meio reacional para cada pré-tratamento. O tempo e a temperatura de reação foram mantidos constantes para os três grupos de óleo. Uma metodologia analítica convencional foi empregada nestes testes iniciais para triagem da melhor condição para obtenção de biodiesel em substituição à análise cromatográfica por questões de redução de custo analítico. Os resultados obtidos até o momento demonstraram que o pré-tratamento dos óleos, não foi eficiente para reduzir o índice de acidez, o que poderia favorecer a atuação da enzima. Em relação ao efeito das variáveis no rendimento de biodiesel, os resultados indicam que maior quantidade de enzima e ausência de hexano no meio reacional propiciaram maiores rendimentos, mas novos testes deverão ser realizados para confirmação estatística do efeito dessas variáveis. Os testes de qualidade do biodiesel obtido demonstraram que o mesmo não se enquadrou em alguns parâmetros analisados estabelecidos pela legislação.

Artigo Completo:

Palavras-chave: biodiesel,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-182

Referências bibliográficas
  • [1] HU, J.; DU, Z.; TANG, Z.; MIN, E. Study on the solvent power of new green solvent: biodiesel. Industrial Engineering Chemical Resources, v. 43, p. 7928 – 7931, 2004.
  • [2] MORAIS, M. M.; PINTO, L. A. A.; ORTIZ, S. C. A.; CREXI, V. T.; SILVA, R. L.; SILVA, J. D. Revista Instituto Adolfo Lutz, v. 60, n. 23, 2001.
  • [3] VIEIRA, A. C.; VASCONCELOS, V. M.; PEREIRA, D. F.; da SILVA, G. F.; ARANDA, D. A. G. Estudo da separação (goma/óleo) no processo de degomagem. III Simpósio Nacional De Biocombustíveis, Rio de Janeiro – RJ, 2010.
Como citar:

PAULA, L. G. S; PEREIRA, G. G.; CASCIATORI, F. P.; "UTILIZAÇÃO DE ENZIMAS LIPOLÍTICAS DE ORIGEM FÚNGICA NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL A PARTIR DE ÓLEO DE COZINHA USADO", p. 986-991 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-182

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações