Setembro 2018 vol. 1 num. 5 - XXII Congresso Brasileiro de Engenharia Química

Oral - Open Access.

Idioma principal

UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS

BARTIÊ, T. A. P ; PINTO, L. T ; , ;

Oral:

A modelagem e simulação podem ser utilizadas no contexto da aprendizagem ativa, quando o aluno é colocado no palco do processo de ensinoaprendizagem. Além disso, essas abordagens podem ser utilizadas para a aprendizagem colaborativa, quando os estudantes executam as atividades conjuntamente. Incluir artigos científicos possibilita trabalhar também com aprendizagem baseada em problemas. O presente trabalho visa relatar a experiência de um professor que conciliou esses três tipos de aprendizagem ao longo de 17 anos na disciplina Análise e Simulação de Processos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina. A lista dos artigos utilizados mostra que os estudantes são capazes de compreender trabalhos de alto nível da comunidade científica, bem como reproduzi-los no que diz respeito à parte computacional. Além disso, é possível constatar que a metodologia possibilita que os estudantes acompanhem o avanço tecnológico e científico de sua época, bem como explorem outros campos de conhecimentos facultados à atuação do Engenheiro Químico. Por fim, o estudante, diante dessa proposta metodológica de ensino-aprendizagem, desenvolve simultaneamente diversas habilidades requeridas pelo mercado de trabalho.

Oral:

Palavras-chave: CIENTÍFICOS,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cobeq2018-CO.196

Referências bibliográficas
  • [1] CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 11, de 11 de março de
  • [2] 200 Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Brasília.
  • [3] FELDER RM, BRENT R, Active learning: An introduction. ASQ Higher Education Brief, v.
  • [4] 2, n. 4, p. 1-5, 2009.
  • [5] FROYD JE, WANKAT PC, SMITH KA, Five major shifts in 100 years of engineering
  • [6] education. Proceedings of the IEEE, v. 100, p. 1344-1360, 2012.
  • [7] HESTENES D, Toward a modeling theory of physics instruction. Am. J of Phys., v. 55, n. 5,
  • [8] p. 440-454, 1987.
  • [9] PRINCE M, Does active learning work? A review of the research. J. of Eng. Educ., v. 93, n.
  • [10] 3, p. 223-231, 2004.
  • [11] STAPPENBELT B, The influence of action learning on student perception and
  • [12] performance. Australasian Journal of Engineering Education, v. 16, n. 1, p. 1-12, 2010.
  • [13] WANKAT PC, Integrating the use of commercial simulators into lecture courses. J. of Eng.
  • [14] Educ., v. 91, n. 1, p. 19-23, 2002.
  • [15] WOODS DR, Problem‐based learning for large classes in chemical engineering. New
  • [16] Directions for Teaching and Learning, v. 1996, n. 68, p. 91-99, 1996.
Como citar:

BARTIÊ, T. A. P; PINTO, L. T; , ; "UTILIZAÇÃO DE ARTIGOS CIENTÍFICOS NA DISCIPLINA ANÁLISE E SIMULAÇÃO DE PROCESSOS", p. 4855-4858 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobeq2018-CO.196

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações