Dezembro 2020 vol. 7 num. 3 - VIII Simpósio de Engenharia de Produção

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UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE ASSOCIADAS A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO.

UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE ASSOCIADAS A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO.

Bezerra, Laysia Nayara da Silva; Bezerra, Isamara de Melo Dantas;

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No presente artigo é exposto algumas das ferramentas da qualidade e como elas podem contribuir para a melhora contínua do rendimento acadêmico de alunos que apresentam déficits. A partir da aplicação dessas ferramentas foi possível analisar a atual metodologia utilizada pelas redes de ensino e destacar alguns dos seus pontos relevantes para que a mesma não desempenhe com eficiência sua função. Para obter esses resultados foram utilizadas as ferramentas: Diagrama de Pareto; Diagrama de Ishikawa; Carta de Controle; Folha de Verificação; Diagrama de Dispersão; Histograma e Matriz GUT. A fim de exemplificar houve a implementação das ferramentas associadas a temática. A princípio foi utilizado o diagrama de Pareto, logo após a análise do gráfico pode-se identificar as meterias que necessitavam maior atenção e aplicou-se o diagrama de Ishikawa para que houvesse a identificação dos possíveis motivos para que tais matérias fossem tidas como de pior rendimento. Para que houvesse maior domínio do conteúdo em questão, se deu uma pesquisa do método de ensino VAK, que consiste no relacionamento de três canais receptores: visual, auditivo e cinestésico.

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No presente artigo é exposto algumas das ferramentas da qualidade e como elas podem contribuir para a melhora contínua do rendimento acadêmico de alunos que apresentam déficits. A partir da aplicação dessas ferramentas foi possível analisar a atual metodologia utilizada pelas redes de ensino e destacar alguns dos seus pontos relevantes para que a mesma não desempenhe com eficiência sua função. Para obter esses resultados foram utilizadas as ferramentas: Diagrama de Pareto; Diagrama de Ishikawa; Carta de Controle; Folha de Verificação; Diagrama de Dispersão; Histograma e Matriz GUT. A fim de exemplificar houve a implementação das ferramentas associadas a temática. A princípio foi utilizado o diagrama de Pareto, logo após a análise do gráfico pode-se identificar as meterias que necessitavam maior atenção e aplicou-se o diagrama de Ishikawa para que houvesse a identificação dos possíveis motivos para que tais matérias fossem tidas como de pior rendimento. Para que houvesse maior domínio do conteúdo em questão, se deu uma pesquisa do método de ensino VAK, que consiste no relacionamento de três canais receptores: visual, auditivo e cinestésico.

Palavras-chave: Ferramentas da qualidade; Métodos acadêmicos; Metodologias.,

Palavras-chave: Ferramentas da qualidade; Métodos acadêmicos; Metodologias.,

DOI: 10.5151/viisimep-239413

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Como citar:

Bezerra, Laysia Nayara da Silva; Bezerra, Isamara de Melo Dantas; "UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DA QUALIDADE ASSOCIADAS A APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS DE ENSINO.", p. 240-253 . In: Anais do VIII Simpósio de Engenharia de Produção . São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/viisimep-239413

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