Maio 2018 vol. 4 num. 3 - Colóquio Internacional de Design 2017

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Utilização da metodologia Design Thinking e estratégias de gamificação para reinventar a experiência com EAD

Design Thinking methodology and gamification strategies to reinvent the experience in Distance Learning

Athayde, Laura Tuma De; Moreira, Marina Rabelo; Aguilar, Juliana Hollerbach De;

Artigo Completo:

Como reinventar a experiência de uma aula no modelo de Ensino a Distancia (EaD)? Através da utilização da metodologia design thinking foi criado um modelo para gerar alternativas para melhorar a experiência a partir de um estudo de caso de EaD recém implantado em uma instituição de ensino. Dentro deste contexto foi diagnosticado os elementos para tornar uma aula EaD mais agradável focando na aprendizagem utilizando o design de interface como meio de interação para apresentar as propostas. A pesquisa bibliográfica aborda os fundamentos, evolução e ferramentas principais da Educação à Distância, o Design Instrucional e a Gamificação. A opção pela gamificação deu-se pela alta recomendabilidade da aplicação dessa moderna estratégia em sistemas de EaD, dado que propõe deixar a experiência do aluno mais prazerosa e eficiente, mantendo a qualidade da aprendizagem com a proposta de evitar a desistência. Os procedimentos adotados dentro da metodologia Design Thinking abrangem desenvolvimento de personas, pesquisa de imersão, mapa mental e análise de protótipos e compõem um modelo para aplicar a metodologia ao desenvolvimento de interface a projetos de EaD. Esta pesquisa classifica-se como aplicada quanto sua natureza, qualitativa quanto a sua forma de abordagem, exploratório-descritiva em relação a seus objetivos, e do ponto de vista dos procedimentos técnicos enquadra-se como estudo de caso e reafirma o design quanto atividade multidisciplinar que introduz novos significados para a experiência humana.

Artigo Completo:

How to reinvent the experience of a classroom in the model of Distance Learning? Through the use of the Design Thinking methodology, a model was created to generate alternatives to improve the experience from a case study of Distance Learning recently implanted in an educational institution. Within this context was diagnosed the elements to make a Distance Learning´s class more pleasant by focus on learning and using design interface as a means of interaction to present the proposals. The bibliographical research addresses the fundament, evolution and main tools of Distance Education, Instructional Design and Gamification. The choice for gamification was due to high recommendation of the application of this modern strategy in Distance Learning systems, since it proposes to leave the student's experience more pleasant and efficient, maintaining the quality of learning with the proposal to avoid dropping out. The procedures adopted within the Design Thinking methodology cover development of personas, immersion research, mental mapping and prototype analysis and compose a model to apply the methodology to the development of interface to Distance Learning projects. This research is classified as applied as to its nature, qualitative as to its approach, exploratory-descriptive in relation to its objectives, and from the point of view of technical procedures it is framed as a case study and reaffirms the design of multidisciplinary activity which introduces new meanings to the human experience.

Palavras-chave: Design Instrucional; Design Thinking; Gamificação; Design de Interface; Experiência,

Palavras-chave: Instructional Design; Design Thinking; Gamification; Interface Design; Experience,

DOI: 10.5151/cid2017-66

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Como citar:

Athayde, Laura Tuma De; Moreira, Marina Rabelo; Aguilar, Juliana Hollerbach De; "Utilização da metodologia Design Thinking e estratégias de gamificação para reinventar a experiência com EAD", p. 768-782 . In: . São Paulo: Blucher, 2018.
ISSN 2318-6968, ISBN: cid2017
DOI 10.5151/cid2017-66

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