Novembro 2021 vol. 9 num. 4 - I Seminário de Pesquisa PPGDesign

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Utilização da Categorização de Linden e da Estratégia Inferencial de Leitura para o Estudo das Relações Texto-Imagem em Livros Infantis Ilustrados sob o Olhar do Design da Informação

Utilização da Categorização de Linden e da Estratégia Inferencial de Leitura para o Estudo das Relações Texto-Imagem em Livros Infantis Ilustrados sob o Olhar do Design da Informação

Costa, Guilherme Mendes Cahú ; Coutinho, Solange Galvão ;

Artigo:

Este artigo apresenta a estratégia inferencial de leitura de Tavares (2019) e a categorização de Linden (2011) como ferramental analítico para estudo do livro ilustrado, objetivando introduzi-los ao campo do Design da Informação. A exposição destes métodos é seguida de dois exemplos de análise de relações-texto imagem do livro infantil A Menina do Picolé Azul (2016) da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), onde ressaltamos a dinâmica comunicacional entre texto e imagem.

Artigo:

Este artigo apresenta a estratégia inferencial de leitura de Tavares (2019) e a categorização de Linden (2011) como ferramental analítico para estudo do livro ilustrado, objetivando introduzi-los ao campo do Design da Informação. A exposição destes métodos é seguida de dois exemplos de análise de relações-texto imagem do livro infantil A Menina do Picolé Azul (2016) da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), onde ressaltamos a dinâmica comunicacional entre texto e imagem.

Palavras-chave: Design da Informação; Literatura Infantil; Livro Ilustrado; Estratégia Inferencial de Leitura; Sophie Van der Linden,

Palavras-chave: Design da Informação; Literatura Infantil; Livro Ilustrado; Estratégia Inferencial de Leitura; Sophie Van der Linden,

DOI: 10.5151/isspppgdesign-05

Referências bibliográficas
  • [1] COSTA, Guilherme Mendes Cahú. Geração de interdependência entre texto e imagem através de suas relações no livro infantil ilustrado. Dissertação (Mestrado em Design em andamento) – Universidade Federal de Pernambuco. Orientadora: Solange Galvão Coutinho. Recife, 202
  • [2] JACOBSON, Robert. Introduction: Why information design matters. In: JACOBSON, Robert (Ed.). Information Design. Cambridge: MIT Press, 1999, p. 1–10.
  • [3] LINDEN, Sophie Van der. Para ler o livro ilustrado. Trad. Dorothée de Bruchard. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
  • [4] PIEIRO, Jorge. A menina do picolé azul. Ilustrações: Adriel Contieri. Recife: Cepe, 2016.
  • [5] REDIG, Joaquim. Não há cidadania sem informação, nem informação sem design. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 1, n. 1, p. 58–66, 2004.
  • [6] SIPE, Lawrence R. Learning from illustrations in picturebooks. Leitura em Revista, Rio de Janeiro, n. 1, p. 71–84, ago, 2010. Disponível em: https://iiler.puc-rio.br/ler_anteriores/LER-1.pdf. Acesso em: 22 jul. 2021.
  • [7] SOCIEDADE BRASILEIRA DE DESIGN DA INFORMAÇÃO (SBDI). Brasil, 2020. Disponível em: http://www.sbdi.org.br/definicoes. Acesso em: 12 ago. 2021.
  • [8] SOUZA, Eduardo A.; OLIVEIRA, Gabriela Araujo; MIRANDA, Eva Rolim; COUTINHO, Solange Galvão; FILHO, Gentil Porto; WAECHTER, Hans da Nóbrega. Alternativas epistemológicas para o design da informação: a forma enquanto conteúdo. InfoDesign - Revista Brasileira de Design da Informação, v. 13, n. 2, p. 107–118, 2016.
  • [9] TAVARES, Márcia. Estratégia inferencial para ler o livro ilustrado. Revista Graphos, v. 21, n. 1, p. 176–196, 201
Como citar:

Costa, Guilherme Mendes Cahú; Coutinho, Solange Galvão; "Utilização da Categorização de Linden e da Estratégia Inferencial de Leitura para o Estudo das Relações Texto-Imagem em Livros Infantis Ilustrados sob o Olhar do Design da Informação", p. 50-59 . In: Anais do I Seminário de Pesquisa PPGDesign . São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/isspppgdesign-05

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