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UTILIZANDO A FILOSOFIA LEAN PARA REDUZIR O LEAD TIME DE SERVIÇOS DE UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO RIO DE JANEIRO

UTILIZANDO A FILOSOFIA LEAN PARA REDUZIR O LEAD TIME DE SERVIÇOS DE UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO RIO DE JANEIRO

Nascimento, Leandro Alves ; Guimarães, Leonardo Aragão ;

Artigo Completo:

Este estudo de caso apresenta os resultados de como a filosofia Lean contribuiu para que em uma empresa prestadora de serviços a uma rede de serviços autorizada multinacional conseguisse reagir ao mercado com altos lead times dos pedidos no atendimento aos serviços prestados aos seus consumidores. Num cenário de turbulência financeira e com um alto índice de orçamentos rejeitados, a empresa solicitou aos autores do artigo um projeto de melhoria. Através do mapeamento do fluxo de valor foram identificados os desperdícios ao longo do processo, onde, a causa-potencial foi priorizada com a análise de Pareto. O desdobramento desta análise acarretou na descoberta da causa-raiz identificada como o tempo de processamento de pedidos do fornecedor da rede de serviços. A solução proposta para este problema foi a utilização do milk run para compra de peças nos fornecedores adjacentes onde foi possível ajustar o lead time do serviço de 25 dias para 4 dias de acordo com a perspectiva do cliente. Com isso, os índices de orçamentos rejeitados diminuíram de 27% para 14% proporcionando uma melhoria do processo da empresa e, consequentemente, uma saída do cenário dispendioso na qual se encontrava.

Artigo Completo:

Este estudo de caso apresenta os resultados de como a filosofia Lean contribuiu para que em uma empresa prestadora de serviços a uma rede de serviços autorizada multinacional conseguisse reagir ao mercado com altos lead times dos pedidos no atendimento aos serviços prestados aos seus consumidores. Num cenário de turbulência financeira e com um alto índice de orçamentos rejeitados, a empresa solicitou aos autores do artigo um projeto de melhoria. Através do mapeamento do fluxo de valor foram identificados os desperdícios ao longo do processo, onde, a causa-potencial foi priorizada com a análise de Pareto. O desdobramento desta análise acarretou na descoberta da causa-raiz identificada como o tempo de processamento de pedidos do fornecedor da rede de serviços. A solução proposta para este problema foi a utilização do milk run para compra de peças nos fornecedores adjacentes onde foi possível ajustar o lead time do serviço de 25 dias para 4 dias de acordo com a perspectiva do cliente. Com isso, os índices de orçamentos rejeitados diminuíram de 27% para 14% proporcionando uma melhoria do processo da empresa e, consequentemente, uma saída do cenário dispendioso na qual se encontrava.

Palavras-chave: Filosofia Lean; Pensamento Enxuto; Milk Run; Gestão de Serviços.,

Palavras-chave: Filosofia Lean; Pensamento Enxuto; Milk Run; Gestão de Serviços.,

DOI: 10.5151/spolm2019-218

Referências bibliográficas
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Como citar:

Nascimento, Leandro Alves; Guimarães, Leonardo Aragão; "UTILIZANDO A FILOSOFIA LEAN PARA REDUZIR O LEAD TIME DE SERVIÇOS DE UMA ASSISTÊNCIA TÉCNICA NO RIO DE JANEIRO", p. 3008-3023 . In: Anais do XIX Simpósio de Pesquisa Operacional & Logística da Marinha. São Paulo: Blucher, 2020.
ISSN 2175-6295, DOI 10.5151/spolm2019-218

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