Blucher Education Proceedings
- Todas as edições
- Última edição
- Equipe de Produção
- ISSN 2318-695X
USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
WILSON, Victoria; CARMO, Thalita Amil do
Artigo Completo:
Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa de caso de natureza etnográfica que se inseree nos estudos sobre letramento especificamente o letramento acadêmico. Ela acontece no âmbito da Faculdade de Formação de Professores-UERJ, São Gonçalo, Rio de Janeiro, nos Cursos de graduação em Português-Literaturas e Português-Inglês em que são incorporadas práticas de leitura e escrita mediadas pelas disciplinas as quais os alunos compartilham linguagens e saberes com seus docentes. Para o estudo em questão, o foco é direcionado à Disciplina Projeto de Monografia, preparatório para o trabalho final de conclusão de curso – TCC, também conhecido como Monografia. Logo, toma-se como pressuposto o argumento de que há diferentes modos de ser letrado (GOULART, 2005). Mesmo em contextos, altamente ritualizados como o acadêmico (WILSON, 2005), que preveem uma escrita homogênea e mais padronizada de acordo com os princípios pautados na racionalidade, objetividade e cientificidade, entende-se a escrita como heterogeneamente constituída e permeada por diferentes vozes (BAKHTIN, 2003, 1993 e CORREA, 2004). Assim, pretende-se analisar as diferentes vozes e linguagens que caracterizam a escrita acadêmica e interferem na dinâmica da aprendizagem de textos no universo dos gêneros acadêmicos, bem como a escrita na universidade: linguagens e saberes em circulação (dialogismo): desafios, dilemas e produção de conhecimento.
Neste trabalho, foi desenvolvida uma pesquisa de caso de natureza etnográfica que se inseree nos estudos sobre letramento especificamente o letramento acadêmico. Ela acontece no âmbito da Faculdade de Formação de Professores-UERJ, São Gonçalo, Rio de Janeiro, nos Cursos de graduação em Português-Literaturas e Português-Inglês em que são incorporadas práticas de leitura e escrita mediadas pelas disciplinas as quais os alunos compartilham linguagens e saberes com seus docentes. Para o estudo em questão, o foco é direcionado à Disciplina Projeto de Monografia, preparatório para o trabalho final de conclusão de curso – TCC, também conhecido como Monografia. Logo, toma-se como pressuposto o argumento de que há diferentes modos de ser letrado (GOULART, 2005). Mesmo em contextos, altamente ritualizados como o acadêmico (WILSON, 2005), que preveem uma escrita homogênea e mais padronizada de acordo com os princípios pautados na racionalidade, objetividade e cientificidade, entende-se a escrita como heterogeneamente constituída e permeada por diferentes vozes (BAKHTIN, 2003, 1993 e CORREA, 2004). Assim, pretende-se analisar as diferentes vozes e linguagens que caracterizam a escrita acadêmica e interferem na dinâmica da aprendizagem de textos no universo dos gêneros acadêmicos, bem como a escrita na universidade: linguagens e saberes em circulação (dialogismo): desafios, dilemas e produção de conhecimento.
Palavras-chave:
DOI: 10.5151/edupro-clafpl2016-067
Referências bibliográficas
- [1] ARROYO, M. Outros sujeitos, outras pedagogias. Rio de Janeiro, Petrópolis: Vozes, 2012.
- [2] CAMERON, D. On verbal hygiene. (Capítulo 1 de Verbal Hygiene). Traduzido por Marcos Bagno. London, Routledge, 2003, p. 1-32. [1995].
- [3] CARLINO, P. Escribir, ler y aprender en la universidad: una introducción a la alfabetización académica. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2009.
- [4] CORRÊA, M. L. G. O modo heterogêneo de constituição da escrita. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
- [5] BAKHTIN, M. Questões de literatura e de estética: a teoria do romance. São Paulo: UNESP, Hucitec, 1993.
- [6] __________. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 4. ed. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2003.
- [7] GOULART, C. Uma abordagem discursiva do processo de aprendizagem da linguagem escrita em diferentes períodos de escolarização formal. (produção interna).
- [8] MINAYO, M C S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 7. ed. SãoPaulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 2000.
- [9] MINAYO, M. C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: _______. (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 18. ed.Petrópolis: Vozes, 1994. p. 9-29.
- [10] SANTOS, B. de. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.
- [11] SIGNORINI, I.. A questão da língua legítima na sociedade democrática. In: MOITA LOPES, L. P. (org.). Por uma lingüística aplicada indisciplinar. São Paulo: Parábola, 2006, p. 169-190.
- [12] ____________. (Des)construindo bordas e fronteiras: letramento e identidade social. IN: SIGNORINI, I. (org.). Língua(gem) e identidade. Elementos para uma discussão no campo aplicado. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998, p. 139-171.
- [13] _____________. Por uma teoria da desregulamentação lingüística. In: BAGNO, M. (org.) A lingüística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002, p. 93-125.
- [14] ____________. Invertendo a lógica do projeto escolar de esclarecer o ignorante em matéria de língua. MAGALHÃES, I. (ORG.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012, p. 271-288.
- [15] STREET, B. Os Novos Estudos do Letramento: histórico e perspectivas. In: MARINHO, M., CARVALHO, G. T. (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. p.33-53.
- [16] ¬¬¬__________. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. São Paulo: Parábola, 2014 [1995].
- [17] WILSON, V. O discurso científico e a formação do professor. IN: GIL, Glória e VIERIA-ABRAHÃO, Maria Helena. Educação de professores de línguas: os desafios do formador. São Paulo: Pontes, 2008. pp. 201-218.
- [18] _______________. Ser letrado no contexto acadêmico. MAGALHÃES, José Sueli e TRAVAGLIA, L. C. (orgs.). Múltiplas perspectivas em lingüística. UFU: Uberlândia, 2008.
- [19] ________________. A construção discursiva e identitária na escrita acadêmica. In: ALMEIDA, Fernando Afonso e GONÇALVES, José Carlos. Interação, contexto e identidade em práticas sociais. Niterói: EDUFF, 2009. p. 95-116.
- [20] WILSON, V., ALVERNAZ, S. Quando marcas identitárias aparecem no artigo científico. Revista Profissão Docente, Uberaba, v.10, n. 22, p. 13-33, jul/dez. 2010.
- [21] WILSON, V. A institucionalização da escrita no contexto acadêmico. In: GOULART, C. e WILSON, V. (orgs.). Aprender a escrita, aprender com a escrita. São Paulo: Summus, 2011, p. 223-252.
- [22] ZAVALA, V. Quem está dizendo isso?: letramento acadêmico, identidade e poder na educação superior. In: VOVIO, C., SITO, L., DE GRANDE, P. (orgs.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisa em linguística aplicada. São Paulo: Mercado de Letras, 2010. p. 71-98.
Como citar:
WILSON, Victoria; CARMO, Thalita Amil do; "USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES", p-852-863.
In: .
São Paulo: Blucher,
2017.
ISSN 2318695X,
DOI 10.5151/edupro-clafpl2016-067
últimos 30 dias
193
downloads
2
visualizações
3
indexações
Sou autor desse trabalho
Você é citado neste trabalho?
Exportar citação - RefWork (RIS)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
TY - CONF T1 - USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES JO - Blucher Education Proceedings VL - 2 IS - 2 SP - 852 EP - 863 PY - 2017 T2 - VI Congresso Latino-americano de Formação de Professores de Línguas AU - , SN - 2318695X DO - http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-067 UR - www.proceedings.blucher.com.br/article-details/usos-da-escrita-linguagens-e-saberes-em-contexto-de-formao-de-professores-25526 KW - ER -
Exportar citação - BibTeX(BIB)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
@article{WILSON20144,
title="USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES",
journal="Blucher Education Proceedings",
volume="2",
number="2",
pages="852 - 863",
year="2017",
note="",
issn="2318695X",
doi="http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-067",
url="www.proceedings.blucher.com.br/article-details/usos-da-escrita-linguagens-e-saberes-em-contexto-de-formao-de-professores-25526",
author="Victoria WILSON", "Thalita Amil do CARMO",
keywords="",
}
Exportar citação - Text(TXT)
Copie a citação abaixo ou clique no botão Download para obter um arquivo com os dados
Victoria WILSON, Thalita Amil do CARMO, USOS DA ESCRITA: LINGUAGENS E SABERES EM CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Blucher Education Proceedings, Volume 2, 2017, Pages 852-863, ISSN 2318695X, http://dx.doi.org/10.5151/edupro-clafpl2016-067 (www.proceedings.blucher.com.br/article-details/usos-da-escrita-linguagens-e-saberes-em-contexto-de-formao-de-professores-25526) Palavras-chave:: ;