Artigo - Open Access.

Idioma principal

USO E MANUSEIO DE AGROTÓXICOS PELOS AGRICULTORES DA MICROBACIA DO CÓRREGO CABECEIRA DO JACUTINGA – CARATINGA/MG

SILVA, Rafael Fernandes da ; FERNANDES, Fernanda Costa Ferreira ; SOARES, Adriano Carlos ; CHARMELO, Leopoldo Concepción Loreto ;

Artigo:

A relação entre o trabalhador do campo e o uso de agrotóxicos sempre foi muito grande, resultando no excesso de importância a produção e a pouca importância as técnicas corretas de aplicação, à saúde humana e ao meio ambiente. O objetivo deste trabalho consistiu em caracterizar o manuseio de agrotóxicos pelos trabalhadores rurais da Microbacia do Córrego Cabeceira do Jacutinga, localizado no município de Caratinga/MG, a partir de um estudo de caso. Os dados foram coletados a partir de uma entrevista estruturada, sendo utilizado como base um questionário de caráter quantitativo. Foram entrevistados 43 trabalhadores rurais, sendo os mesmos adeptos ao uso de agroquímicos nas lavouras. Conforme evidenciado, 67% dos entrevistados apresentam ensino fundamental incompleto ou são analfabetos, sendo um dos fatores que contribui de forma significativa no manuseio incorreto de agroquímicos; apenas 14% alegaram efetuar a utilização de algum tipo de equipamento de proteção individual (EPI) no manuseio do produto; 88% não efetuam a destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos; 74% dos entrevistados ou familiar já sofreram algum tipo de exposição direta com os agroquímicos; e 93% tem a percepção que o uso de agrotóxicos ocasiona em impactos ao meio ambiente. Os resultados encontrados apontam para a necessidade de atuação do poder público com esta classe, a partir do fornecimento de assistência técnica, programas de extensão agrícola e treinamentos periódicos aos mesmos, visando na orientação de práticas corretas em todas as etapas, assim como a tomada de conhecimento dos possíveis impactos a saúde humana e ao meio ambiente.

Artigo:

Palavras-chave: Agroquímicos, Riscos à saúde humana, Contaminação ambiental,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-eneeamb2016-gap-001-5015

Referências bibliográficas
  • [1] ALENCAR, J. A. et al. Descarte de Embalagens de Agrotóxicos. Revista Ecotoxicologica e Meio Ambiente, v. 8, n.1, p. 9-25, jan./dez., Curitiba, 1998.
  • [2] ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE DEFESA VEGETAL – ANDEF. Manual de Uso Correto e Seguro de Produtos Fitossanitários/ Agrotóxicos. São Paulo: Linea Creativa, 2008.
  • [3] ____________. Manual de Armazenamento de Produtos Fitossanitários. São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.andefedu.com.br/publicacoes. Acesso em: 27 nov. 2015.
  • [4] BARBETTA, P. A. Estatística aplicada às Ciências Sociais. 9. ed. Santa Catarina: UFSC, 201 320p.
  • [5] EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Noções básicas para o uso de agrotóxicos. 2006. Disponível em: http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Acai/SistemaProducaoAcai_2ed/paginas/nocoes.htm . Acesso em: 26 nov. 201
  • [6] INSTITUTO NACIONAL DE PROCESSAMENTO DE EMBALAGENS VAZIAS - inpEV. Institucional. Disponível em: http://www.inpev.org.br/institucional/inpev/inpev.asp. Acesso em 08 jun. de 2015.
  • [7] KOOP, B. L.; SCHAINHUK, L.; LEANDRINI, J. A. Agrotóxicos. ANAIS do II SEPE – Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS, 2013.
  • [8] MELLO, C. M.; SILVA, L. F.; Fatores associados à intoxicação por agrotóxicos: estudo transversal com trabalhadores da cafeicultura no sul de Minas Gerais. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 22, n. 4, p. 609-620, out./dez., 2013.
  • [9] SANTOS, M. M. A. A importância da informação do processo saúde-doença e as relações com o ambiente: o caso das lavouras cafeeiras na região de Caratinga, MG. 2010. 135p. Dissertação (Mestrado em Ciências Naturais e da Saúde), Centro Universitário de Caratinga, Caratinga, 2010.
  • [10] SILVA, M. V. A utilização de agrotóxicos em lavouras cafeeiras frente ao risco da Saúde do Trabalhador Rural do Município de Cacoal – RO (Brasil). 2006. 73 p. Dissertação (Mestrado em Ciências e Saúde), Universidade de Brasília, Brasília, 2006.
  • [11] VEIGA, M. M. Agrotóxicos: eficiência econômica e injustiça socioambiental. Revista Ciência Coletiva, v. 12, p. 145-152, 2007.
Como citar:

SILVA, Rafael Fernandes da; FERNANDES, Fernanda Costa Ferreira; SOARES, Adriano Carlos; CHARMELO, Leopoldo Concepción Loreto; "USO E MANUSEIO DE AGROTÓXICOS PELOS AGRICULTORES DA MICROBACIA DO CÓRREGO CABECEIRA DO JACUTINGA – CARATINGA/MG", p. 164-173 . In: Anais do XIV Encontro Nacional de Estudantes de Engenharia Ambiental [= Blucher Engineering Proceedings v.3 n.2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-eneeamb2016-gap-001-5015

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações