Artigo - Open Access.

Idioma principal

USO DO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE EM FERTILIZANTES

USE OF THE SPECTROPHOTOMETRIC METHOD FOR A DETERMINATION OF SULFUR IN FERTILIZERS

COSTA, YORRANA LOPES DE MOURA DA ; CAMPOS, DAVID VILAS BOAS DE ; MATTOS, BIANCA BRAZ ; MARTINS, GABRIEL SOUZA ; SANTOS, LíGIA MARCONDES RODRIGUES DOS ; , ;

Artigo:

O método mais utilizado para a determinação de enxofre (S) em fertilizantes é o gravimétrico, contudo, o método espectrofotométrico pode ser uma alternativa, sendo o procedimento que utiliza a luz para medir a concentração química de qualquer espécie, de forma mais rápida e simples. O trabalho teve como objetivo determinar os teores de enxofre através do método espectrofotométrico em oito fertilizantes contendo S em sua composição, comparando com a garantia e os limites aceitáveis. A curva padrão apresentou R2= 0,9967. Visto que os teores de S determinados nos fertilizantes pesquisados estão acima da garantia, todos os fertilizantes pesquisados foram considerados satisfatórios em relação ao teor de enxofre. O método espectrofotométrico apresenta grande potencial para análise de S em fertilizantes.

Artigo:

Palavras-chave: SULFATO, ANáLISE DE FERTILIZANTES, LIMITES TOLERÁVEIS,

Palavras-chave: SULFATE, ANALYSIS OF FERTILIZERS, TOLERABLE LIMITS,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT100

Referências bibliográficas
Como citar:

COSTA, YORRANA LOPES DE MOURA DA; CAMPOS, DAVID VILAS BOAS DE; MATTOS, BIANCA BRAZ; MARTINS, GABRIEL SOUZA; SANTOS, LíGIA MARCONDES RODRIGUES DOS; , ; "USO DO MÉTODO ESPECTROFOTOMÉTRICO PARA A DETERMINAÇÃO DE ENXOFRE EM FERTILIZANTES", p. 7-13 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT100

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações