Artigo - Open Access.

Idioma principal

USO DE RESÍDUOS TRATADOS PARA ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE REMAZOL EM EFLUENTE SINTÉTICO

USE OF TREATED RESIDUE FOR ADSORPTION OF BRIGHT BLUE REMAZOL IN SYNTHETIC EFFLUENT

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA ; PEREIRA, CLAUDIA APARECIDA FERNANDES ; CORREA, ANNA LABELLE ALVES ; PIMENTA, LARISSA BICALHO ; CLARO, JHONATAN TANGERINA ; , ;

Artigo:

A conservação ambiental e a reutilização de insumos têm sido temas de grande discussão em relação às indústrias químicas. Diversos trabalhos sugerem o uso de resíduos abundantes, de matriz porosa, na adsorção de contaminantes químicos. Esse trabalho buscou comparar o potencial de adsorção dos adsorventes sílica, lodo e bagaços de cana e de malte como formas de remover o corante azul brilhante remazol em efluente sintético. Avaliou-se a influência da massa e as isotermas de adsorção pelo modelo de Freundlich. O bagaço de cana foi o adsorvente que mais sofreu variação com o aumento da massa, enquanto o de malte teve a melhor adsorção na maior massa utilizada. Pelos resultados dos parâmetros de Freundlich, verificou-se que apesar de tratamentos físico-químicos o lodo e a sílica não apresentaram melhores desempenhos. Os bagaços de cana e de malte tiveram isotermas favoráveis por possuírem superfícies heterogêneas e disformes fazendo com os sítios não fossem ocupados da mesma forma. Os bagaços in natura, também, tiveram maiores constantes de Freundlich e, portanto, maiores energias médias de adsorção, enquanto os demais tiveram valores insignificantes.

Artigo:

Palavras-chave: RESÍDUOS, ADSORÇÃO, REMAZOL,

Palavras-chave: RESIDUE, ADSORPTION, REMAZOL,

DOI: 10.5151/cobecic2019-EAT127

Referências bibliográficas
Como citar:

FERNANDES, JOÃO PAULO SILVA; PEREIRA, CLAUDIA APARECIDA FERNANDES; CORREA, ANNA LABELLE ALVES; PIMENTA, LARISSA BICALHO; CLARO, JHONATAN TANGERINA; , ; "USO DE RESÍDUOS TRATADOS PARA ADSORÇÃO DO CORANTE AZUL BRILHANTE REMAZOL EM EFLUENTE SINTÉTICO", p. 175-181 . In: Anais do XIII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/cobecic2019-EAT127

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações