Artigo completo - Open Access.

Idioma principal

USO DE MODELOS NEURONAIS ASSOCIADOS A ALGORITMOS EVOLUTIVOS DE OTIMIZAÇÃO COMO SUPORTE À PREPARAÇÃO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO

VARGAS, M. L. V. ; MORAES, A. G. P. ; CALÇADA, L. A. ; SCHEID, C. M. ; MELEIRO, L. A. C. ;

Artigo completo:

A viscosidade aparente dos fluidos de perfuração é uma das principais variáveis que devem ser controladas durante a operação, onde aditivos químicos são empregados para corrigir suas propriedades reológicas. No entanto, a medida desta variável é feita off-line e obtida com algum atraso. Este trabalho teve como objetivo desenvolver uma ferramenta computacional capaz de estimar a viscosidade aparente de um fluido de perfuração em tempo real, além de determinar as correções necessárias na sua composição, caso seja necessário. Esta ferramenta é baseada em um algoritmo de otimização evolutivo, os Algoritmos Genéticos (AG), associado a um modelo matemático do processo representado por uma rede neuronal artificial (RNA) do tipo feedforward com camadas múltiplas (Multilayer Perceptron – MLP). As entradas da RNA são os dados experimentais da composição e da temperatura do fluido e a saída da rede são os respectivos valores de viscosidade aparente. A partir do algoritmo de otimização AG/RNA proposto é possível determinar a composição adequada do fluido para atingir a viscosidade aparente desejada, seja na etapa inicial de preparo do fluido, seja durante o procedimento de correção de sua composição devido a eventuais perturbações que ocorrem durante a perfuração do poço. O desempenho do algoritmo foi avaliado através de experimentos em laboratório que demonstraram o grande potencial desta estratégia.

Artigo completo:

Palavras-chave: fluidos de perfuração,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-277

Referências bibliográficas
  • [1] BOURGOYNE JR, A. T., Milheim, K., Chenevert, M., Young, F. Applied Drilling Engineering, SPE(2), 199
  • [2] GUIMARÃES, I. B.; ROSSI, L. F. S. Estudo dos Constituintes dos Fluidos de Perfuração: Proposta de uma Formulação Otimizada e Ambientalmente Correta. 4º PDPETRO Campinas, SP, outubro de 2007.
  • [3] PETROBRAS. Ensaio de Viscosificante par Fluido de Perfuração Base de Água na Exploração e Produção de Petróleo. Método, N 2605, 1998.
  • [4] TAVARES, R. M. Interpretação e análise de dados de perfuração em poços de petróleo. Dissertação (Mestrado). 145 p. Faculdade de Engenharia Mecânica e Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, 2006.
  • [5] THOMAS, J. E. (Organizador). Fundamentos da Engenharia de Petróleo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, PETROBRAS, 2001.
Como citar:

VARGAS, M. L. V.; MORAES, A. G. P.; CALÇADA, L. A.; SCHEID, C. M.; MELEIRO, L. A. C.; "USO DE MODELOS NEURONAIS ASSOCIADOS A ALGORITMOS EVOLUTIVOS DE OTIMIZAÇÃO COMO SUPORTE À PREPARAÇÃO DE FLUIDOS DE PERFURAÇÃO", p. 1558-1563 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-277

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações