Poster - Open Access.

Idioma principal

USO DE ELEMENTOS DE VALOR PARA APOIAR A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS DE PSS

Fernandes, Sânia da Costa; Rosa, Maiara; Rozenfeld, Henrique;

Poster:

Sistemas produto-serviço (PSS) são soluções que integram produtos e serviços de forma a suprir as necessidades de clientes por meio de maior valor percebido no uso. Para isso, as empresas devem enfatizar a criação da proposição de valor a fim de identificar os principais valores que a solução ofertada deve satisfazer. Este trabalho tem como objetivo propor uma ferramenta para a conceituação de um PSS durante a proposição de valor, associada a um conjunto de elementos de valor. Esta pesquisa adota a técnica de pesquisa-ação. A ferramenta foi verificada internamente e em duas aplicações baseadas em um estudo de caso realizado em uma empresa de manufatura de equipamentos para diagnóstico médico. Ela provê a identificação das necessidades, oportunidades e insights dos stakeholders, bem como de problemas que se deseja evitar ou solucionar. Esses resultados são utilizados como inspiração para a ideação de soluções e de suas características, juntamente com uma relação de possíveis elementos de valor que podem ser oferecidos em um PSS, sejam funcionais, emocionais, de mudança de vida e/ou sociais. Este trabalho contribui com as empresas de manufatura em processo de servitização para a criação de um PSS que enfoque nos valores elementares oferecidos aos stakeholders.

Poster:

Palavras-chave: sistemas produto-serviço, valor, ideação, conceitos, ferramenta,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-034

Referências bibliográficas
  • [1] ALMQUIST, E.; SENIOR, J.; BLOCH, N. The elements of value. Harvard Business Review, n. September, p. 46-53, 2016.
  • [2] BAINES, T. et al. The servitization of manufacturing: a review of literature and reflection on future challenges. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 20, n. 5, p. 547-567, 2009.
  • [3] BOEHM, M.; THOMAS, O. Looking beyond the rim of one’s teacup: A multidisciplinary literature review of Product-Service Systems in Information Systems, Business Management, and Engineering & Design. Journal of Cleaner Production, v. 51, p. 245-250, 201
  • [4] COUGHLAN, P.; COGHLAN, D. Action Research. Researching Operations Management, 2009.
  • [5] LIEDTKA, J.; OGILVIE, T. Designing for growth: a design thinking tool kit for managers, Columbia University Press, USA, 2011.
  • [6] MARTINEZ, V. et al. Challenges in transforming manufacturing organisations into product-service providers. Journal of Manufacturing Technology Management, v. 21, n. 4, p. 449-469, 2010.
  • [7] MASLOW, A. H. A theory of human motivation. Psychological Review, v. 50, n. 4, p. 370-396, 1943.
  • [8] OSTERWALDER, A. et al. Value Proposition Design. Wiley, 2014, 320 p.
  • [9] PIERONI, M. et al. Transforming a Traditional Product Offer into PSS: A Practical Application. Procedia CIRP, v. 47, p. 412-417, 2016.
  • [10] PLATTNER, H. Bootcamp Bootleg. Palo Auto: Design School Stanford, 2010, 47 p.
  • [11] ROSA, M. et al. Application of design thinking towards a PSS concept definition: a case study. International Conference on Transdisciplinary Engineering. Anais...IOS Press, 2016.
  • [12] TAN, A. R.; MCALOONE, T. C. Characteristics of strategies in product/service-system development. (D. Marjanovic, Ed.) International Conference on Design. Anais...Dubrovnik, Croatia: Faculty of Mechanical Engineering and Naval Architecture, 2006.
Como citar:

Fernandes, Sânia da Costa; Rosa, Maiara; Rozenfeld, Henrique; "USO DE ELEMENTOS DE VALOR PARA APOIAR A DEFINIÇÃO DE CONCEITOS DE PSS", p. 335-344 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-034

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações