Outubro 2021 vol. 7 num. 2 - IV Congresso de Escolas Médicas

Revisão Sistemática - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uso de células-tronco no tratamento de queimaduras: revisão sistemática

Uso de células-tronco no tratamento de queimaduras: revisão sistemática

Câmara , João Pedro Carrijo Cunha ; Carrijo , Amanda Vieira ; Horbylon , Ana Júlia Queiroz Isaac ; Almeida, Larissa Favoretto ; Monteiro, Larissa de Castro ;

Revisão Sistemática:

**INTRODUÇÃO:** Estima-se que 11 milhões de pessoas, no mundo, necessitarão de tratamento de queimaduras. Apesar dos avanços nas técnicas terapêuticas, as queimaduras graves ainda são causas importantes de sequelas funcionais, estéticas e psicológicas. Uma das terapias para queimaduras maiores (mais que 50% da superfície corporal) é a técnica de enxerto autólogo de epiderme cultivada (CEA). Outra técnica é a aplicação de fibroblastos dérmicos autólogos, que apresenta melhor cicatrização de feridas por queimadura. Acredita-se que células adiposas derivadas de células-tronco mesenquimais humanas (hADM-SC) são potenciais para iniciar o processo regenerativo de tecido após lesão. **OBJETIVOS:** Avaliar as técnicas e implicações do uso de células-tronco para o tratamento de queimaduras. **MÉTODOS:** Artigos foram selecionados na PubMed, com os descritores: “_skin_”, “_burn_”, “_steam cells_”, “_graft_” e “_treatment_”. Foram utilizados os filtros: “_free full text_”, “_5 years_” e “_humans_”. Ao final, 7 artigos científicos foram selecionados. **RESULTADOS: **A técnica de CEA é amplamente utilizada, levando ao tratamento de feridas com resultados bem-sucedidos, apesar de possuir fragilidades quanto à recuperação da funcionalidade da pele saudável. O potencial terapêutico de hADM-SC foi ressaltado por suas aplicações clínicas de cicatrização hipertrófica, além de secretarem, quando associadas ao âmnio humano ou pele de porco, interleucina-10, um regulador negativo de inflamação, e interleucina-1β, um proinflamatório proteico. A cultura com hPBES (substitutos epidérmicos baseados em plasma humano) mostrou possuir critérios essenciais para induzir a cicatrização rápida e completa da ferida com alta eficiência de enxertia. A aplicação de fibroblastos autólogos mostrou melhorar a cicatrização de feridas por queimaduras, em comparação com o uso de células dérmicas fetais como fonte alternativa para regeneração da pele. Por fim, o uso de fragmentos de células epidérmicas cultivadas é adotado em medicina regenerativa em pacientes com queimaduras. **CONCLUSÕES: **Identificaram-se** **cinco técnicas que utilizam células-tronco como princípio. O uso de células-tronco em grandes queimados surge como alternativa de tratamento e possibilita recuperação rápida e eficaz. Porém, percebeu-se que cada técnica possui peculiaridades e limitações. Essa vertente de tratamento ainda está aberta a investigações e experimentos, com o intuito de alcançar melhor resultado terapêutico e maior aplicabilidade na prática clínica.

Revisão Sistemática:

-

Palavras-chave: -,

Palavras-chave: -,

DOI: 10.5151/cesmed2019-58

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

Câmara , João Pedro Carrijo Cunha ; Carrijo , Amanda Vieira ; Horbylon , Ana Júlia Queiroz Isaac; Almeida, Larissa Favoretto ; Monteiro, Larissa de Castro; "Uso de células-tronco no tratamento de queimaduras: revisão sistemática", p. 544-546 . In: Anais do V Congresso de Escolas Médicas. São Paulo: Blucher, 2021.
ISSN 2357-7282, DOI 10.5151/cesmed2019-58

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações