Artigo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

Uso de aplicativos como tecnologia assistiva de comunicação no ambiente educacional

The using of apps as assistive technology in educational environment

MENDES, Edilene ; BENEVIDES AMORIM, Fabiana ; BATISTA, Lisandra ; BARBOSA, Gabryelle ; NAKAYAMA, Gabriela ; MARTINS, Laura ;

Artigo:

Este artigo apresenta uma reflexão sobre o potencial do uso de aplicativos para possibilitar ou otimizar a comunicação de pessoas com deficiências ou com restrições de fala no ambiente escolar. O objetivo foi verificar a eficiência desses artefatos com o foco na habilidade comunicacional e na perspectiva do ambiente de ensino. Foram adotados os aplicativos ProDeaf e Proloquo2Go como objetos de estudo, e avaliados a partir de adaptações das ferramenta metodológica de Nakayama (2016) e dos princípios do design universal do Center for Universal Design (1997).

Artigo:

This article presents a reflection on the potential of using applications to enable or optimize the communication of people with disabilities or with speech restrictions in the school environment. In order to verify the efficiency of these artifacts with the focus on the communicational ability and perspective of the teaching environment. The ProDeaf and Proloquo2Go applications were adopted as study objects, and evaluated using adapted versions of the Nakayama (2016) and The Center for Universal Design (1997) analysis tools.

Palavras-chave: Design Universal, Tecnologia Assistiva, Aplicativos para comunicação,

Palavras-chave: Universal Design, Assistive Technology, Communication apps,

DOI: 10.5151/ped2018-4.3_ACO_51

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

MENDES, Edilene; BENEVIDES AMORIM, Fabiana; BATISTA, Lisandra; BARBOSA, Gabryelle; NAKAYAMA, Gabriela; MARTINS, Laura; "Uso de aplicativos como tecnologia assistiva de comunicação no ambiente educacional", p. 4186-4199 . In: Anais do 13º Congresso Pesquisa e Desenvolvimento em Design (2018). São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2018-4.3_ACO_51

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações