Artigo - Open Access.

Idioma principal

Uso de aditivos plastificantes em concretos baseado a porcentagens utilizadas

Antonio, João ; Natal, Juliana ; Mateus, Lucas ; Prado, Priscila ; Rodrigues, Tiago ; Contato, Rafaela ; Pinto, Carolina Oliveira ;

Artigo:

O concreto surgiu da necessidade de aliar a durabilidade da pedra com a resistência do aço, com as vantagens do material composto poder assumir qualquer forma, com rapidez e facilidade, e com o aço envolvido e protegido pelo concreto para evitar que fosse corroído.O material de construção feito à base de cimento possibilitou a construção de edificações como moradias e algumas das principais obras arquitetônicas, as quais são bases fundamentais e culturais, tanto quanto fortificações, aquedutos, barragens, obras sanitárias, pontes, rodovias, escolas, hospitais, palácios, entre tantos outros tipos de construções.As matérias primas ao qual compõe o cimento podem ser encontradas quase todas as regiões, somada à sua grande versatilidade para aplicação nas mais variadas formas, foram os principais motivos para o seu desenvolvimento.Em base a esta entonação, o uso de aditivos no concreto veio a ser um meio de facilitar a transgressão deste determinante, sendo desta uma forma eficaz de melhorar ou remover alguns tipos de deficiências que este concreto poderia sofrer por meio de fatores externos.Os aditivos servem para alterar propriedades que o concreto em si não conseguiria fornecer, a soma destes aditivos ao concreto atualmente agrega valores aos quais possam facilitar seu manuseio e até driblar fatores externos como o ambiente que será trabalhado, possui também a capacidade de alterar e ampliar as qualidades e pontos fracos de um concreto, podendo ser capaz de melhorar a capacidade do concreto em sua trabalhabilidade, resistência, compacidade, durabilidade, bombeamento, e fluidez. Em alguns casos seus fatores como permeabilidade, retração, calor de hidratação, tempo de pega e absorção podem ser interferidos pelo o uso dos próprios aditivos.Devido a estes fatores e a busca pela excelência a implementação de aditivos variados os quais vem sendo bastante utilizados por indústrias do ramo de concretagem.O objetivo deste estudo busca verificar a influência da adição de aditivos plastificantes e variações da relação água/cimento na manutenção da fluidez pelo "slump test" e a variação das propriedades mecânicas ao longo do tempo de moldagem; analisar as variações nos custos e benefícios.

Artigo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/biochem-8entec-016

Referências bibliográficas
  • [1] FERNANDES,Franciele Martins, SILVA. Msc. Bruno do Vale. INFLUENCIA DA ADIÇAO DE AITIVOPLASTIFICANTE E AGUA PARA MANTER O ABATIMENTO AO LONGO DO TEMPO NA RESISTENCIA A COMPRESSAO DO CONCRETO. Disponívelem:Andlt;http://repositorio.unesc.net/bitstream/handle/1/1530/Franciele%20Martins%20Fernandes.pdf?sequence=1Andgt;. Acesso em 06 set. 2014.
  • [2] WEIDMANN, Denis Fernandes; OLIVEIRA, Alexandre Lima; SOUZA, Joelcio;
  • [3] PRUDÊNCIO JR, Luiz Roberto, BIANCHINI, Mauricio.AVALIAÇAO DO DESEMPENHO DE ADITIVOS REDUTORES DE AGUA PARA USO CENTRAIS DE CONCRETO: ESTUDO DE CASO.
  • [4] Disponivel em: Andlt;http://www.markengenharia.com.br/artigos/49CBC0497.pdfAndgt;. Acesso em 06 set. 201
Como citar:

Antonio, João; Natal, Juliana; Mateus, Lucas; Prado, Priscila; Rodrigues, Tiago; Contato, Rafaela; Pinto, Carolina Oliveira; "Uso de aditivos plastificantes em concretos baseado a porcentagens utilizadas", p. 33-34 . In: Anais do 8º Encontro de Tecnologia: Empreendedorismo, Inovação e Sustentabilidade [= Blucher Engineering Proceedings, v.1, n.3]. São Paulo: Blucher, 2015.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/biochem-8entec-016

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações