Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

USO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SEMIJOIAS COMO FATOR DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO PRODUTO

SOUZA, Thaísa Mara Cedano Godoy Patricio de ; BOTURA JR, Galdenoro ;

Artigo Completo:

Com o crescimento da indústria joalheira, a necessidade de modernização e aperfeiçoamento produtivo evidenciou a carência de ferramentas para otimizar a produção e elaborar peças mais sofisticadas. Assim, fabricantes se adaptaram à nova realidade e a prototipagem rápida é hoje realidade. O estudo mostra implicações da impressora 3D para a indústria de semijoias, apresentando o estudo de um caso em uma fábrica localizada no município de Bauru. Os resultados foram o aumento produtivo e melhora na qualidade do produto final, demonstrando que a mudança da ergonomia organizacional propiciou também redução de custo, com reflexos diretos no desempenho da empresa.

Artigo Completo:

Palavras-chave: ,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/engpro-conaerg2016-6900

Referências bibliográficas
  • [1] AVELINO, S.R. Desenvolvimento e avaliação de um sistema baseado em impressora 3D para confecção de blocos compensadores em Radioterapia de Intensidade Modulada IMRT. Universidade de Brasília, 2013.
  • [2] BEAL, V.E. Avaliação do uso de insertos obtidos por estereolitografia na moldagem de pós metálicos por injeção. Universidade Federal de Santa Catarina, 200
  • [3] GOMIDE, R.B. Fabricação de componentes injetados em insertos produzidos por estereolitografia. Universidade Federal de Santa Catarina, 2000.
  • [4] GOUVEIA, M.F. Aplicação da prototipagem rápida no planejamento de cirurgias craniofaciais. Tese de doutorado. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2009.
  • [5] KUHN, R.; MINUZZI, R.F. Panorama da impressão 3D no design de moda.Moda Documenta: Museu, Memória e Design, 2015
  • [6] LLABERIA, E.M.L.C. Design de jóias: Desafios Contemporâneos. Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, 2009.
  • [7] NOGUCHI, L.D.; ECHTERNACHT, E.H.O. O ourives e os ossos do ofício: a qualidade da jóia a partir da interface entre projeto e execução na produção joalheira artesanal. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção. Ouro Preto, 2003.
  • [8] OLIVEIRA, M.R. Modelagem virtual e prototipagem rápida aplicadas em projeto de arquitetura. Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, 2011
  • [9] ROCHA, V.C. A utilização de sistemas informatizados no auxílio ao design e produção de joias. Escola de Engenharia, Departamento de Engenharia de Produção Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007
  • [10] SABINO NETTO, A. C.; MERINO, E. A. D.; AHRENS, C. H.; OGLIARI, A. Desenvolvimento ergonômico de produtos de plástico auxiliado por protótipos rápidos. UFSC, 2012.
  • [11] SAURA, C.E. Aplicação da prototipagem rápida na melhoria do processo de desenvolvimento de produtos em pequenas e medias empresas. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 2003.
Como citar:

SOUZA, Thaísa Mara Cedano Godoy Patricio de; BOTURA JR, Galdenoro; "USO DA PROTOTIPAGEM RÁPIDA NO PROCESSO DE PRODUÇÃO DE SEMIJOIAS COMO FATOR DE AUMENTO DA PRODUTIVIDADE E QUALIDADE DO PRODUTO", p. 1072-1081 . In: 1º Congresso Internacional de Ergonomia Aplicada [=Blucher Engineering Proceedings, v.3 n.3]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/engpro-conaerg2016-6900

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações