Julho 2017 vol. 4 num. 2 - IX SBEA + XV ENEEAmb + III FLES

Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

USO DA BORRA DE FOSFATO COMO FONTE DE FÓSFORO PARA AGRICULTURA, A PARTIR DA SOLUBILIZAÇÃO DE P POR BACTÉRIAS ACIDÓFILAS.

Pereira, Júlia Pimenta ; Moreira, Fernando Augusto ; Lago, Rochel Montero ; Marriel, Ivanildo Evódio ; Souza, Francisco Adriano de ;

Artigo Completo:

O Brasil é o terceiro maior produtor agrícola e quarto maior consumidor de fertilizantes do mundo. Até 2025, o Brasil terá que importar 82, 80 e 95%, respectivamente, de fertilizantes a base de NPK para suprir sua demanda nacional. Neste sentido, a busca por novas fontes de nutrientes para a agricultura constitui uma das estratégias para diminuir a dependência externa por fertilizantes. Dentre os maiores desafios da crescente industrialização, destacam-se a geração e a destinação ou disposição dos resíduos e efluentes industriais. Porém, diversos processos industriais geram resíduos com potencial de uso agrícola, como fertilizantes e ou corretivos de solo, minimizando assim impactos ambientais e contribuindo para uma agricultura mais sustentável. O objetivo deste trabalho preliminar foi verificar o potencial da utilização do resíduo borra de fosfato como fonte alternativa de fósforo a partir ação de bactérias acidófilas. O estudo envolveu etapas de amostragem, isolamento, genotipagem e identificação molecular das estirpes isoladas. Posteriormente foi conduzido bioensaio de solubilização do fósforo presente no resíduo borra de fosfato, na presença e ausência de enxofre elementar por três bactérias acidófilas. Os resultados mostraram que a estratégia de isolamento adotada permitiu a obtenção de 48 estirpes de bactérias acidófilas pertencentes a Proteobactérias dos gêneros Acidocella, Achromobacteria, Bacillus, Burkholderia, Fictibacillus, Halothiobacillus, Pandoraea e Thiomonas.. A solubilização de P foi eficiente por uma das estirpes, que possibilitou aumento de 28,6% da solubilidade de P contido no resíduo borra de fosfato.

Artigo Completo:

Palavras-chave: fertilizantes fosfatados; Acidocella; proteobactéria, resíduo industrial,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/xveneeamb-146

Referências bibliográficas
  • [1] OCDE-FAO, Food and Agriculture Organization of the United Nations. Perspectivas Agrícolas 2015-2017, 2015.
  • [2] PIRES, A.M.M.; MATTIAZZO, M.E. Circular técnica: Avaliação da viabilidade do uso de resíduos na agricultura. EMBRAPA, 2008.
  • [3] GIFFONI, P. O.; LANGE, L. C. A utilização de borra de fosfato como matéria-prima alternativa para a fabricação de tijolos. Engenharia Sanitária e Ambiental. v. 10, n. 2, 2005.
  • [4] SIMAS, R. Monitoramento da concentração e caracterização do material particulado suspenso na atmosfera. Dissertação de Pós-graduação – Universidade Federal do Paraná, 2007.
  • [5] HAWKES, R. B. et al. Ferroplasma cupricumulans sp. nov., a novel moderately thermophilic, acidophilic archaeon isolated from an industrial-scale chalcocite bioleach heap. National Center for Biotechnology Information. v. 10, n. 6, 2006.
  • [6] GADD, G. M. Metals, minerals and microbes: geomicrobiology and bioremediation. Microbiology, v. 156, n. 3, 2010.
  • [7] KIYAN, T. S. Técnicas básicas de lavagem e esterilização de materiais para cultura de células. Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares, Departamento de Aplicações em Ciências Biológicas. ISSN 0101 3084. 1990.
  • [8] STAROSVETSKY, J.; ZUKERMAN, U.; ARMON, R. H. A simple medium modification for isolation, growth and enumeration of Acidithiobacillus thiooxidans (syn. Thiobacillus thiooxidans) from water samples. Journal of Microbiological Methods, v. 92, 2013.
Como citar:

Pereira, Júlia Pimenta; Moreira, Fernando Augusto; Lago, Rochel Montero; Marriel, Ivanildo Evódio; Souza, Francisco Adriano de; "USO DA BORRA DE FOSFATO COMO FONTE DE FÓSFORO PARA AGRICULTURA, A PARTIR DA SOLUBILIZAÇÃO DE P POR BACTÉRIAS ACIDÓFILAS.", p. 1450-1459 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2357-7592, DOI 10.5151/xveneeamb-146

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações