Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

USER STORIES: QUEM, QUANDO E COMO DEVE SER USADO?

Zacharias, Isabela Cristina Simões ; Cunha, Lorena Pereira da ; Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da ;

Artigo Completo:

Com o aumento da competitividade no mercado, compreender os desejos e necessidades dos clientes já não é mais considerado um diferencial, e sim uma obrigação para as empresas que pretendem ter um processo de desenvolvimento de produtos bem-sucedidos. Por isso, converter essas necessidades em requisitos é uma etapa crítica desse processo. Além disso, é muito importante que o envolvimento do usuário seja considerado durante todas as etapas. Com isso em mente, esse trabalho objetiva realizar uma revisão de literatura e apresentar uma metodologia para aplicação do User Stories – um método utilizado para traduzir essas necessidades em requisitos. Por fim, ilustra-se a aplicação do método em um produto físico. Para esses casos, recomendam-se algumas modificações e adaptações nas metodologias presentes na literatura. Como pesquisas futuras, é aconselhada a aplicação dos métodos em outros estudos de caso de produtos físicos, para validação e análise das recomendações levantadas.

Artigo Completo:

Palavras-chave: User Centered -Design, User Stories, Requisitos, cenários, desenvolvimento de produtos físicos,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/cbgdp2017-084

Referências bibliográficas
  • [1] ALEXANDER, I. A. N.; MAIDEN, N. Scenarios, stories, use cases. John Wiley &Sons Ltd. 2004. England.
  • [2] BERTHOLDO, A. P. O. et al. Agile usability patterns for UCD early stages. Lecture Notes in Computer Science (including subseries Lecture Notes in Artificial Intelligence and Lecture Notes in Bioinformatics), v. 8517 LNCS, n. PART 1, p. 33–44, 2014.
  • [3] CAMPESE, C. et al. ESTUDO DOS MÉTODOS DE UCD. Itajubá - MG: 2015
  • [4] COHN, M. Advantages of User Stories for Requirements Why User Stories ? User Stories Aren ’ t Use Cases. 2004a
  • [5] COHN, M. User Stories Applied: For Agile Software Development. Addison Wesley, 2004b.
  • [6] LEFFINGWELL, B. D.; BEHRENS, P. By Dean Leffingwell with Pete Behrens. p. 1-16, 2010.
  • [7] MINUZZI, T. DA S. USTORY-REFACTORY: FERRAMENTA DE REFATORAÇÃO DE REQUISITOS APLICADA EM CARTÕES USER STORIES (CRC CARDS). CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS, 200
  • [8] OGLIO, P. D. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS Uma Ferramenta para Gerenciamento de Requisitos em Projetos Baseados em Extreme Programming Resumo. UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS, 2006.
  • [9] REES, M. J. A Feasible User Story Tool for Agile Software Development ? p. 0–8, 2002.
  • [10] ROZENFELD, H. et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva, 2006.
Como citar:

Zacharias, Isabela Cristina Simões; Cunha, Lorena Pereira da; Costa, Janaina Mascarenhas Hornos da; "USER STORIES: QUEM, QUANDO E COMO DEVE SER USADO?", p. 810-818 . In: . São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/cbgdp2017-084

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações