Artigo completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

User Interface (UI): um estudo de interfaces convergentes para Internet das Coisas (IoT)

User Interface (UI): a study of convergent interfaces to Internet of Things (IoT)

Silva, Lucca Manfredi Soares; Deus, Marcelo Falco de;

Artigo completo:

Esta pesquisa nasce de um projeto de Iniciação Científica com os alunos do curso de Design Digital da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) que consiste em conceber interfaces interativas ideais para os alunos acessarem as informações sobre o curso. Por meio de pesquisa realizada com os usuários do atual aplicativo da Universidade, identificou-se problemas de interface, que não se resumem somente as questões estéticas inerentes a Direção de Arte, mas sim, a diversas correções de usabilidade e ergonomia que impactam no Design de Navegação, Design de Informação e Design de Interação. Este projeto, em andamento, identificou uma expectativa dos usuários em expandir o acesso as informações para outras interfaces além do atual aplicativo para smartphone e sendo assim, os espaços de uso comum dos alunos abrem um vasto campo de possibilidades para esta pesquisa, que decidiu desenvolver uma interface para Internet das Coisas (IoT), que consiste em um espelho interativo que oferecerá dados e informações necessárias e complementares para a vida acadêmica e vivência universitária. Por fim, todas as questões quantitativas e qualitativas identificadas durante os métodos de investigação serão prototipadas seguindo as metodologias de User Interface (UI) e User Experience (UX) estabelecidos pela Nielsen Norman Group (2019), elas foram fundamentais para a elaboração de guideline autoral de User Interface (UI) convergente com a Internet das Coisas (IoT).

Artigo completo:

This research is a project of Scientific Initiation with the students of the Digital Design course at University Anhembi Morumbi (UAM) who consist about designing interactive interfaces for the students to access the information about your course. Through research with users of the current University application, we identified interface problems that are not only inherent to Art Direction, but a change in usability and ergonomics that impact Navigation Design, Information Design and Interaction Design. This project, in progress, identified an expectation of the users to expand the access to information with another interfaces beyond the current application for smartphone, and this context, the common use spaces of students open a vast field of possibilities for this research, which decided to develop an Internet of Things (IoT) interface, which consists of an interactive mirror that will provide data and information about academic life and university experience. Finally, all the quantitative and qualitative questions identified during the research methods will be prototyped following the User Interface (UI) and User Experience (UX) methodologies established by the Nielsen Norman Group (2019), they were fundamental for the elaboration of authorial guideline for User Interface (UI) convergent with the Internet of Things (IoT).

Palavras-chave: design, user interface (ui), aplicativos convergente, internet das coisas (iot),

Palavras-chave: design, user interface (ui), convergent applications, internet of things (iot),

DOI: 10.5151/9cidi-congic-4.0082

Referências bibliográficas
  • [1] Garrett, J. J. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Nova York: AIGA, 2003
  • [2] Jenkins, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
  • [3] Nielsen, N. User Interface Principles Every Designer Must Know. Disponível em: < https://www.nngroup.com/courses/hci/>. Acessado em: 10 de julho de 2019
  • [4] Norman, D. The Design of Everyday Things. New York: Basic Books, 1998.
  • [5] Pierce, D. (2015). How to Build Your Own DIY Smart Mirror From a Flatscreen TV. Disponível em: < https://www.inverse.com/article/9777-how-to-build-your-own-diy-smart-mirror-from-a-flatscreen-tv>. Acessado em: 03 de julho de 2019.
  • [6] Rogers, Y., Sharp, H. &, Preece, J. Design de Interação: Além da interação humano computador. Porto Alegre, Brasil. Bookman, 2013.
  • [7] Vianna, Y. et.al. Gamification, Inc: Como reinventar empresas a partir de jogos. Rio deJaneiro: MJV Press, 2013.
Como citar:

Silva, Lucca Manfredi Soares; Deus, Marcelo Falco de; "User Interface (UI): um estudo de interfaces convergentes para Internet das Coisas (IoT)", p. 1629-1639 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-4.0082

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações