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Usabilidade em sites de farmácias brasileiras: uma análise baseada nos critérios ergonômicos

Usabilidade em sites de farmácias brasileiras: uma análise baseada nos critérios ergonômicos

XAVIER, Alessandra Maria de Aguiar ; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque ; MONT'ALVÃO, Claudia Renata ;

Artigo:

No Brasil, observou-se um crescimento do comércio eletrônico em meio à pandemia de COVID-19. O setor de farmácias, foi classificado como o segundo com maior destaque e crescimento, no entanto, uma pesquisa da SBVC mostra que o percentual de vendas online em relação ao número total de vendas ainda é relativamente pequeno, em comparação a outros países. Estudos tentam compreender quais motivos colaboram para essa baixa adesão, alguns apontam que problemas de usabilidade podem estar relacionados às desistências de compras online. Diante disso, trabalhos como esse são relevantes para avaliar quais aspectos das interfaces podem prejudicar a usabilidade e a experiência do usuário e quais aspectos podem servir de exemplos para outros sites. Assim, foram utilizados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e checklist - elaborado a partir dos critérios ergonômicos estabelecidos por Scapin e Bastien (1993) - para realizar análises e verificar na interface dos sites escolhidos quais critérios ergonômicos são atendidos, atendidos parcialmente ou não atendidos, observando quais sites apresentam melhor usabilidade e possibilitam uma melhor experiência ao usuário. Conclui-se que realizar avaliações de usabilidade constantemente contribui para tornar os sistemas mais eficientes e que os checklists continuam sendo relevantes para avaliações de usabilidade e complementam as análises ergonômicas completas.

Artigo:

No Brasil, observou-se um crescimento do comércio eletrônico em meio à pandemia de COVID-19. O setor de farmácias, foi classificado como o segundo com maior destaque e crescimento, no entanto, uma pesquisa da SBVC mostra que o percentual de vendas online em relação ao número total de vendas ainda é relativamente pequeno, em comparação a outros países. Estudos tentam compreender quais motivos colaboram para essa baixa adesão, alguns apontam que problemas de usabilidade podem estar relacionados às desistências de compras online. Diante disso, trabalhos como esse são relevantes para avaliar quais aspectos das interfaces podem prejudicar a usabilidade e a experiência do usuário e quais aspectos podem servir de exemplos para outros sites. Assim, foram utilizados pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e checklist - elaborado a partir dos critérios ergonômicos estabelecidos por Scapin e Bastien (1993) - para realizar análises e verificar na interface dos sites escolhidos quais critérios ergonômicos são atendidos, atendidos parcialmente ou não atendidos, observando quais sites apresentam melhor usabilidade e possibilitam uma melhor experiência ao usuário. Conclui-se que realizar avaliações de usabilidade constantemente contribui para tornar os sistemas mais eficientes e que os checklists continuam sendo relevantes para avaliações de usabilidade e complementam as análises ergonômicas completas.

Palavras-chave: Usabilidade; Experiência do Usuário; Critérios Ergonômicos; Websites,

Palavras-chave: Usabilidade; Experiência do Usuário; Critérios Ergonômicos; Websites,

DOI: 10.5151/18ergodesignusihc2022-70

Referências bibliográficas
  • [1] -
Como citar:

XAVIER, Alessandra Maria de Aguiar; CAMPOS, Lívia Flávia de Albuquerque; MONT'ALVÃO, Claudia Renata; "Usabilidade em sites de farmácias brasileiras: uma análise baseada nos critérios ergonômicos", p. 1091-1106 . In: Anais do 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Tecnologia e o 18º Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces e Interação Humano-Computador. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/18ergodesignusihc2022-70

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