Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal | Segundo idioma

UNO, dois, três e já! O lúdico nas salas de aula do ensino superior

UNO, two, three.. let’s go! Games in College classrooms

Barbosa, Caroline Teixeira Medeiros; Lima, Ricardo Joseh;

Artigo Completo:

Tendo em vista diversos problemas que envolvem o processo de aprendizagem, como a dificuldade de colocar em prática o conhecimento adquirido, e tendo como ponto de partida a Abordagem Baseada em Problemas, elaboramos um jogo realizado com o objetivo de ensinar Traços Fonológicos em uma turma de Linguística II.

Artigo Completo:

Considering the amount of difficulties surrounding the process of teaching and learning, such as the obstacles to put into practice the knowledge acquired, and taking as our starting point the Problem Based Learning Approach, we have developed a game whose goal was to teach Phonological Features in a Linguistics II class.

Palavras-chave: ensino, lúdico, Linguística,

Palavras-chave: teaching, games, Linguistics,

DOI: 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-025

Referências bibliográficas
  • [1] CYRINO, E. G.; Toralles-Pereira, M. L. Trabalhando com estratégias de ensino-aprendizado por descoberta na área da saúde: a problematização e a aprendizagem baseada em problemas. Cad. Saúde Pública, p. 780-788, mai-jun, 2004
  • [2] LIMA, R. J.; OLIVEIRA, M. D. A. Linguística I: uma experiência de ensino e aprendizagem baseada em atividades. Pesquisas em Discurso Pedagógico (Online), v. 1, p. 2, 201
  • [3] LIMONGI, B.; MIGUEL, M. A. B. O Impacto da Atividade Lúdica no Desempenho de Alunos que Cursam a Disciplina “Perícia Contábil” em Cursos de Graduação em Contabilidade Oferecidos por IES da Grande Florianópolis – SCr. Revista Contabilidade Vista & Revista, v. 21, n. 3, p. 73-110, jul./set. 2010.
  • [4] MCKINNEY, K. What is the Scholarship of Teaching and Learning (SoTL) in Higher Education? In: Teaching and Learning Resources. Disponível em: . Acesso em 28 ago.2015.
  • [5] MIGHTY, J. The Future of University Teaching: Bleak or Promising? International Journal for the Scholarship of Teaching and Learning, v. 7, n. 2, jul. 2013.
  • [6] ROSSETTO, E. S. Jogo das organelas: o lúdico na Biologia para o Ensino Médio e Superior. Revista Iluminarti do IFSP, v.1, n. 4, p. 118-123, abr. 2010.
  • [7] SHULMAN, L. S. Taking Learning Seriously. The Magazine of Higher Learning, v. 31, n. 4, p. 10-17, jun. 1999.
  • [8] UNESCO, Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. In: UNESCO, 2014. Disponível em < http://www.unesco.org/>. Acesso em: 28 ago. 2015.
Como citar:

Barbosa, Caroline Teixeira Medeiros; Lima, Ricardo Joseh; "UNO, dois, três e já! O lúdico nas salas de aula do ensino superior", p. 264-270 . In: Anais do V Simpósio sobre o Livro Didático de Língua Materna e Língua Estrangeira & do IV Simpósio sobre Materiais e Recursos Didáticos [=Blucher Design Proceedings, v.2, n.6]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-v-silid-iv-simar-025

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações