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Uni duni fruti, um jogo como estratégia de aprendizagem para disléxicos

Uni duni fruti, a game as a learning strategy for dyslexics

SOARES, Aline Marques ; CAVALLINI, Joyce Cristina ; ROBERTO, Mara Martha ;

Artigo:

Este artigo tem como base um projeto de conclusão de curso em design pela ESPM. Ele utiliza do design visual, universal e inclusivo como ferramenta estratégica para auxiliar no processo de aprendizagem de crianças com dislexia. Devido a escassez de apoio especializado no ensino público e as demandas relatadas pela instituição parceira, ABD, a solução deste estudo se deu por duas maneiras. A primeira, foi o desenvolvimento de um jogo voltado para estimular a interpretação de enunciados matemáticos, uma demanda específica identificada durante a fase de pesquisa. Já a segunda, ocorreu com um guia de design para aqueles que desejam produzir materiais inclusivos com foco em disléxicos. O desenvolvimento destas ferramentas ocorreu por meio de uma pesquisa bibliográfica, da metodologia de projeto, da comprovação empírica do beta-teste e de um questionário qualitativo. Assim, o artigo conta com a descrição dessa pesquisa, embasamento teórico, comprovação prática e processo criativo realizado para o desenvolvimento da proposta.

Artigo:

This article is based on a design’s Undergraduate Project by ESPM. It uses visual, universal and inclusive design as a strategic tool to assist in the learning process of children with dyslexia. Due to the lack of specialized support in public education and the demands reported by the partner institution, ABD, the solution of this study happened in two ways. First, the development of a game aimed at stimulating an interpretation of mathematical statements, a specific demand identified during a research process. And second, a design guide for those looking to produce inclusive materials with a focus on dyslexics. The development of these tools occurs through a bibliographic research, project methodology, empirical proof of the beta-test and a qualitative questionnaire. Thus, the article has a description of this research, theoretical background, practical proof and creative process carried out for the development of the proposal.

Palavras-chave: Dislexia; Jogo educativo; Design universal e Design inclusivo.,

Palavras-chave: Dyslexia; Educational game; Universal and inclusive design._x000C_,

DOI: 10.5151/ped2022-2924854

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Como citar:

SOARES, Aline Marques; CAVALLINI, Joyce Cristina; ROBERTO, Mara Martha; "Uni duni fruti, um jogo como estratégia de aprendizagem para disléxicos", p. 4471-4492 . In: Anais do 14º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design. São Paulo: Blucher, 2022.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/ped2022-2924854

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