Resumo - Open Access.

Idioma principal

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO CAMPO DO DESIGN

Ravanello, Ivna Motta; Wolff, Fabiane; Ribeiro, Vinicius Gadis;

Resumo:

A questão da experiência do usuário (UX) tem se feito presente em diversas áreas do Design. O presente trabalho analisa o conteúdo abordado em publicações relacionadas a experiência do usuário para conhecer o que é estudado na academia sobre o assunto. Foi realizado revisão sistemática do periódico Design Studies considerando as publicações entre 2005 e 2015, totalizando 328 artigos - desses, considerados nove trabalhos que efetivamente abordaram o tema experiência de uso. A partir da revisão sistemática, foi possível observar que as opiniões sobre o assunto ainda são divergentes e passíveis de melhorias - como novas técnicas e abordagens; também foi entendido que o tema é pouco explorado no campo do design e percebe-se a necessidade de explorar periódicos relacionados a área da computação.

Artigo selecionado para publicação na ERGODESIGN & HCI (Uma revisão sistemática da produção bibliográfica) — Disponível em breve   

Resumo:

Palavras-chave: experiência do usuário; fatores humanos; estratégias em design.,

Palavras-chave: ,

DOI: 10.5151/despro-ped2016-0342

Referências bibliográficas
  • [1] ARAUJO, Fernanda Steinbruch. Avaliação da experiência do usuário: uma proposta de sistematização para o processo de desenvolvimento de produtos. 2014. 238 p. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2014.
  • [2] BLYTHE, Mark A. et. al. Funology: From Usability to Enjoyment. Springer Science & Business Media, 2004. 293p.
  • [3] BORJA DE MOZOTA, Brigitte. Gestão do Design – Usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Porto Alegre: Bookman, 2011.
  • [4] BÜRDEK, Bernhard E. Design: história, teoria e prática do design de produtos. São Paulo: E. Blucher, 2006. 496 p.
  • [5] FREIRE, Karine de Mello. Design de experiência: uma forma de auxiliar as escolhas dos usuários. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN. Número 8, 2008, São Paulo. Anais do 8º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design.
  • [6] HEKKERT, Paul. Design Aesthetics: Principles of Pleasure in Product Design. Psychology Science, V. 48, p. 157 - 172. 2006 (2).
  • [7] MALHOTRA, Naresh. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 4 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
  • [8] MERHOLZ, Peter et al. SUBJECT TO CHANGE: Creating Great Products and Services for an Uncertain World. Estados Unidos: Oreilly & Assoc, 200
  • [9] NORMAN, Donald. The design of everyday things. Estados Unidos: Basic Books, 2002.
  • [10] PINE, Joseph; GILMORE, James H. Welcome to the experience economy. Harvard Business Review. V.76, July-August, 1998.
  • [11] RUSSO, Beatriz; HEKKERT, Paul. Sobre amar um Produto: Os princípios fundamentais. In: Claudia Mont'Alvao & Vera Damazio. (Org.). Design, Ergonomia, Emoção. 1ed. Rio de Janeiro: Mauad, 2008.
  • [12] SPOOL, Jared M. Beyond the UX Tipping Point. 2014. Disponível em: . Acesso em: 13 mar. 2015.
  • [13] THE CAMPBELL COLLABORATION (Ed.). What is a systematic review? [20--?]. Disponível em: . Acesso em: 16 fev. 2016.
  • [14] UNGER, Russ; CHANDLER, Carolyn. O guia para projetar UX: a experiência do usuário (UX) para projetistas de conteúdo digital, aplicações e web sites. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. XIX, 268 p.
  • [15] http://www.journals.elsevier.com/design-studies/
Como citar:

Ravanello, Ivna Motta; Wolff, Fabiane; Ribeiro, Vinicius Gadis; "UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO NO CAMPO DO DESIGN", p. 3979-3990 . In: Anais do 12º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design [= Blucher Design Proceedings, v. 9, n. 2]. São Paulo: Blucher, 2016.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/despro-ped2016-0342

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações