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Uma proposta de ensino de desenho em design gráfico a partir de uma abordagem projetual de sistemas de wayfinding

A proposal for teaching drawing in graphic design based on a design process of wayfinding systems

Zimmermann, Anelise; Coutinho, Solange;

Artigo completo:

Esse artigo apresenta parte dos resultados da pesquisa “O ensino e a prática do desenho na formação em Design Gráfico”, dando ênfase ao estudo de métodos projetuais de sistemas de wayfinding por meio de práticas em desenho. Este estudo dá sequência à tese de Zimmermann (2016) que propõe um modelo de ensino do desenho em Design Gráfico a partir de uma abordagem interdisciplinar e projetual. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva. Para a coleta dos dados foram utilizados a pesquisa bibliográfica e o estudo de campo, tendo como instrumentos o diário de campo e a digitalização de desenhos produzidos pelos alunos participantes. Os dados coletados concentram-se especificamente nas atividades desenvolvidas em aula referentes ao desenho de mapas para sistemas de wayfinding de baixa complexidade. Para o desenvolvimento dessas atividades, tomou-se como base o método projetual desenvolvido pelo estúdio Applied Wayfinding e aplicado aos projetos Legible London e Walk Rio. Como resultado, identificou-se o campo do design de informação como uma das possíveis áreas geradoras de conteúdos para o ensino de disciplinas de desenho, permitindo explorar formas e funções do desenhar a partir de métodos projetuais, aproximando disciplinas do currículo entre si e a práticas profissionais.

Artigo completo:

This paper presents some of the results of the research entitled “The teaching and practice of drawing on a graphic design course”, emphasizing the study of wayfinding systems through drawing practices. This study follows up the thesis of Zimmermann (2016) which proposes a model for teaching drawing on graphic design courses based on an interdisciplinary approach linked to foundations of the design process. The research is classified as being qualitative, exploratory and descriptive, and includes a bibliographic and field study. The instruments used to collect the data were a field diary and digitalized copies of the drawings produced by the students. The collected data specifically concentrates on the activities developed during classes involving drawing maps for low complexity wayfinding systems. The activities were based on the design method developed by the Applied Wayfinding studio, which guided the development of Legible London's and Walk Rio's wayfinding projects. As a result, this paper identifies that the information design field may generate a diversity of topics and contents for teaching drawing, thereby enabling the exploration of its diverse roles throughout the design process. Moreover, this study also helped to establish links among subjects of design teaching and professional practices.

Palavras-chave: desenho, design gráfico, design da informação, wayfinding, ensino,

Palavras-chave: drawing, graphic design, information design, wayfinding, teaching,

DOI: 10.5151/9cidi-congic-2.0238

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Como citar:

Zimmermann, Anelise; Coutinho, Solange; "Uma proposta de ensino de desenho em design gráfico a partir de uma abordagem projetual de sistemas de wayfinding", p. 982-990 . In: Anais do 9º CIDI | Congresso Internacional de Design da Informação, edição 2019 e do 9º CONGIC | Congresso Nacional de Iniciação Científica em Design da Informação. São Paulo: Blucher, 2019.
ISSN 2318-6968, DOI 10.5151/9cidi-congic-2.0238

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