Artigo Completo - Open Access.

Idioma principal

UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ROTINAS DE CONTROLE PREDITIVO EM SCILAB

BATISTA, T. C. S. P. ; COSTA, T. V. ;

Artigo Completo:

As indústrias, cada vez mais, têm empregado técnicas de controle avançado em sua produção em busca de maior produtividade e competitividade. Uma das técnicas mais utilizadas é o Controle Preditivo Baseado em Modelo (MPC), algoritmo que faz uso do modelo da planta para a obtenção de uma sequência de ações de controle, por meio de uma rotina de otimização. Assim, o presente trabalho teve como objetivos o estudo e a aplicação experimental de uma variação do MPC, o Controle Preditivo Generalizado (GPC). Para isso, o algoritmo GPC foi implementado no software livre Scilab, através de diagrama de blocos considerando o módulo Xcos. Para fins de validação, o algoritmo de controle implementado foi aplicado a um protótipo de controle experimental. Os resultados obtidos comprovaram a eficiência do algoritmo GPC em controlar processos simples e complexos, com ou sem restrições. Verificou-se ainda a elevada capacidade do software livre Scilab na análise experimental de estruturas de controle avançado em problemas da Engenharia Química.

Artigo Completo:

Palavras-chave: Controle Preditivo Baseado em Modelo,

Palavras-chave:

DOI: 10.5151/chemeng-cobeqic2017-214

Referências bibliográficas
  • [1] BUCHER, R.; BALEMI, S.; MEZA, C.. Open Source Applications for Rapid Control Prototyping in Education Laboratories , XVIII Congresso Brasileiro de Automática, Bonito, p. 12-16, 2010.
  • [2] MOUDGALYA, K., Digital Control. England, John Wiley & Sons, 2007.
  • [3] PATIL, J., DUBEY, B., MOUDGALYA, K. , PETER, R., GNURadio, Scilab, Xcos and COMEDI for Data Acquisition and Control: An Open Source Alternative to LabVIEW, 8th IFAC Symposium on Advanced Control of Chemical Processes, p. 626-631, 2012.
  • [4] ROSSITER, J., Model-based predictive control: a practical approach. CRC press, 2003.
  • [5] SENCIO, R., COSTA, T., SILVA, F., Desenvolvimento de uma ferramenta para aplicação experimental e avaliação de estruturas de controle avançado, X Congresso Brasileiro de Engenharia Química Iniciação Científica, 2013.
Como citar:

BATISTA, T. C. S. P.; COSTA, T. V.; "UMA CONTRIBUIÇÃO AO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE ROTINAS DE CONTROLE PREDITIVO EM SCILAB", p. 1173-1178 . In: Anais do XII Congresso Brasileiro de Engenharia Química em Iniciação Científica [=Blucher Chemical Engineering Proceedings, v. 1, n.4]. ISSN Impresso: 2446-8711. São Paulo: Blucher, 2017.
ISSN 2359-1757, DOI 10.5151/chemeng-cobeqic2017-214

últimos 30 dias | último ano | desde a publicação


downloads


visualizações


indexações